Nampula (IKWELI) – Eleitores inscritos no posto de votação estabelecido na escola de Saua Saua, nos arredores da cidade de Nampula, queixam-se da morosidade no acto de votação perpetrado por Membros de Mesas de Votação (MMV’s).
Esta situação decorre em algumas, o que acaba provocando uma enchente injustificada.
Luísa Afonso, uma das eleitoras no local, descreveu a situação com indignação, comentando que “não há ordem. A pessoa vem, marca a fila, e é ultrapassada várias vezes. Estamos aqui sentados desde as 7h, os que tem pessoas, entram e saem como se fosse casa deles”.
Outro eleitor, que se sentiu prejudicado com a falta de organização, comentou sobre o privilégio concedido a alguns votantes. “Outros estão a ser privilegiados, e nós não. Chegam pessoas que parecem ter influência e são atendidas primeiro, enquanto estamos aqui há muito tempo”, disse, poucos depois das 15:30h.
No entanto, alguns eleitores relatam experiências positivas, afirmando que o desentendimento ocorre apenas em algumas mesas.
Manuel Lito, de 43 anos, destacou que foi bem atendido e esclarecido sobre suas dúvidas. “Em todas as mesas não há complicações. O desentendimento vem dos próprios munícipes, porque em outras mesas está tudo calmo”.
Leandro Guilherme também relatou uma experiência mista, referindo que “o atendimento está a correr bem, apesar da lentidão e da desordem estarem a tomar conta de algumas mesas.”
Alexandre Mateus compartilhou esse ponto de vista, dizendo que “está a correr bem, só que em algumas mesas não há organização na fila. Pessoas entram e saem sem respeitar quem chegou primeiro”.
Apesar do cenário tumultuado, Rosalina Saide, idosa de 66 anos, relatou ter tido uma experiência tranquila. “Para mim, não tive problemas. Fui atendida bem, e as informações que não sabia foram bem explicadas”.
Eliseu Álvaro, outro eleitor, criticou a postura da polícia local, sugerindo que os agentes deveriam agir para manter a ordem. “Temos agentes da polícia aqui, mas estão apenas sentados e relaxados, enquanto as pessoas discutem. Então, vieram fazer o quê? Devem manter a ordem neste local”. (Ruth Lemax)






