Nampula (IKWELI) – A Direcção provincial de Agricultura, através do departamento de Pecuária em Nampula, garante ter vacinado, de Janeiro a Junho do corrente ano, um total de 29.286 bovinos o que corresponde a um incremento na ordem 195%, quando comparado com o igual período do ano transacto, em que foram vacinadas 9.911.
A informação foi partilhada ao Ikweli pelo chefe do departamento pecuário, Equitiandro Ração, que disse haver aderência de quase todos os distritos no processo, com maior destaque para os pontos com maior efectivo de gado bovino, como é o caso de Mogovolas, com cerca de 40 mil, seguido de Angoche, Murrupula e Moma.
“Este é um trabalho que está a decorrer em todos os distritos, recebemos informação diária para ter o registo real dos bovinos que estão a ser vacinados”, afirmou.
Ração disse ainda que a província dispõe de um stock de vacina para seguir com o processo de vacinação, para que as metas previstas sejam atingidas.
“Até agora está tudo acautelado, recebemos da direcção nacional do desenvolvimento pecuário as vacinas através do SPAE e todas elas já estão nos distritos a serem utilizados”, garantiu.
A fonte instou aos criadores de gado e bovino a aderirem à campanha de vacinação de forma a garantir a sanidade animal e o aumento da sua população.
“Isso vai fazer com que se melhore a renda familiar, a produção e, consequentemente, animais saudáveis, apelou.
Vale ressaltar que o departamento tem como meta a vacinação de bovinos contra carbúnculo hemático, de 136.834 até ao fim do presente ano.
De salientar que, Nampula planificou produzir 3.272 toneladas, sendo que, até ao momento foram registados uma produção de 1.135 de carne bovina, contra 1.132 de igual período do ano passado, representando um grau de realização na ordem de 35% e um crescimento na ordem de 0.3% para o mesmo tempo comparado. (Ângela da Fonseca)