Nampula (IKWELI) – Finalmente, depois de anos em silêncio sepulcral, a reitora da Universidade Lúrio (UniLúrio), Leda Hugo, decidiu abordar os problemas da casa, confirmando a existência de uma dívida avaliada em mais de 3 milhões de meticais no campo de estágios com os estudantes.
A principal instituição de estágio da UniLúrio é o Hospital Central de Nampula (HCN), por isso mesmo parte significante da dívida é mesmo com esta entidade.
“Temos dívidas com o Hospital Central de Nampula e agora estamos no processo de pagamento”, assumiu a reitora, que, também, confirmou que os estudantes perderam o primeiro semestre do corrente ano, por conta dessa “desorganização” da instituição que dirige.
A nossa fonte encontra um consolo para as dívidas que a instituição tem, elaborando que “o que resta saber é quem, de facto, contraiu a dívida em termos da instituição, com que necessidade, actividade e momento”, ainda que, também, reconheça que “a principal razão foi a capacidade técnica e nós antes tínhamos uma direção em que ninguém era, de facto, médico”.
Sobre o silêncio, Leda Hugo justifica-se rebatendo que “não falamos antes porque nós não tínhamos domínio do assunto e porque decorria uma série de actividades no sentido de esclarecer a situação e falávamos na altura de missões, expectativa e auditoria e assim procedemos”.
Segundo a fonte, mesmo com os desafios enfrentados, a Universidade Lúrio prevê que no dia 05 de agosto próximo, os estudantes tenham as aulas de ciclo clínico integrado no Hospital Central de Nampula.
“A UniLúrio perdeu o primeiro semestre de 2024, tudo por conta de exercícios de restruturação e reorganização, é do conhecimento de toda comunidade e dos nossos parceiros”, explica a reitora. (Nelsa Momade)
Três milhões de metical não pode ser dinheiro de uma direcção idónea de uma instituição igual a esta, aparecer ao público que está com dúvidas!