Regan visita Moçambique com interesses no clima, a equidade e a liderança juvenil

Washington (IKWELI) – O Administrador da Agência de Protecção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), Michael S. Regan, encontra-se de visita a Moçambique desde esta segunda-feira (22), com a agenda de construir parcerias e partilhar soluções numa série de prioridades ambientais, que incluem o desenvolvimento de energia limpa, a protecção do ar limpo, o incentivo à mineração responsável de minerais críticos e a reciclagem de materiais de plásticos e resíduos electrónicos.

A missão do Administrador Regan a África, que para além de Moçambique inclui o Gana, responde ao apelo do Presidente Biden à acção, na Cimeira de Líderes E.U.A. -África de 2022, para expandir parcerias substanciais e significativas com países Africanos, instituições e pessoas em todo o continente.

“Estou entusiasmado por representar a Administração Biden-Harris nesta missão a África, para promover a relação duradoura e de longa data entre os Estados Unidos e este continente próspero”, disse o Administrador da EPA, Michael S. Regan, citado num comunicado de imprensa distribuído pela embaixada americana a partir de Maputo.

Regan prossegue referindo que “Moçambique e o Gana são parceiros importantes no nosso trabalho colectivo para garantir que o desenvolvimento económico e a protecção ambiental andam de mãos dadas. Todos nós temos interesse em desenvolver energia limpa, proteger os recursos naturais vitais e garantir a igualdade de acesso a ar e água limpos”.

 Enquanto estiver em África, Regan também reunir-se-á com jovens líderes em ambos os países, para inteirar-se dos seus esforços para responder os desafios globais das alterações climáticas e da justiça ambiental. No Gana, o Administrador Regan far-se-á acompanhar por Derrick Johnson, Presidente e Director Executivo da NAACP.

“A NAACP aplaude a administração por tomar as medidas necessárias para promover a justiça climática em escala global”, disse Derrick Johnson, presidente e CEO da NAACP. “Há muito tempo defendemos a centralização das vozes Negras em todas as conversas sobre o clima, já que nossa diáspora será mais afectada pelos efeitos cada vez mais extremos do desastre climático que o mundo está a enfrentar. A NAACP espera apoiar o cultivo dessas parcerias cruciais e promover as prioridades das comunidades Negras e da linha de frente nos Estados Unidos e no exterior”.

Os principais eventos do Administrador Regan em Moçambique incluem a inauguração de um novo de monitor de qualidade do ar na Embaixada dos E.U.A. em Maputo.

Por outro lado, a EPA irá colaborar com funcionários do governo moçambicano para partilhar actualizações sobre a utilização do seu Sistema de Modelação do Ar (AERMOD), com vista a identificar os desafios da poluição e as formas de os resolver, bem como fornecer assistência e orientação técnica ao governo de Moçambique e a sociedade civil, de modo a ajudá-los a envolverem-se de forma mais significativa nos processos públicos, em torno de operações mineiras responsáveis.

Os especialistas da EPA farão uma parceria com os seus homólogos da Sociedade Geológica dos E.U.A., para organização de um webinar com uma comunidade que está a lutar contra os impactos da Erosão Costeira. (Redação)

Hot this week

Governador de Nampula “toma” comboio na promoção da província como destino turístico global

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Tio Salim engaja-se com jovens de Namiconha no gosto pelo trabalho

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Calipo: 2 Tios detidos por matar sobrinho por causa de 2kg de feijão fava

Nampula (IKWELI) - A sede do posto administrativo de...

Pregador da Palavra de Deus detido por burlas em Ribáuè

Nampula (IKWELI) - Um cidadão, de 25 anos de...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img