Há cada vez mais jovens a darem entrada no Hospital Psiquiátrico por causa de drogas

Nampula (IKWELI) – O Gabinete Provincial de Prevenção e Combate a Droga em Nampula, no norte de Moçambique, diz-se preocupado com o número de jovens que dão entrada no Hospital Psiquiátrico local em consequência da toxicodependência.

A directora daquela instituição pública, Isabel Sanfins, refere que Nampula tem registado muitos casos de consumo de drogas, por o isso o Governo e parceiros tem se desdobrado a encontrar soluções para estancar o fenómeno.

“A situação de consumo de droga a nível da nossa província continua a ser preocupação, porque comparando com os anos 2021 e 2022 houve uma grande subida de casos de consumidores de drogas. Para o ano 2021 apenas lidamos com (804) oitocentos e quatro casos de pessoas que deram entrada no centro de saúde mental, para o tratamento decorrente aos transtornos por causa de abusos de substâncias psicoativas”, disse a fonte, prosseguindo que “em 2022 tivemos, pelo menos, 4489 (quatro mil e quatrocentos e oitenta e nove) casos de pessoas consumidoras de diversas drogas legais e ilícitas como a cannabis, heroína e entre outras, também 2050 deram entrada no centro de saúde mental”.

No âmbito dos esforços de combate e prevenção ao consumo de drogas, Sanfins assegurou que “já existe um centro de apoio para os usuários de drogas e trabalhamos com psicólogos e psiquiatras para o tratamento de pessoas com problemas de saúde devido a droga”.

O psicólogo clínico Artajo Monteiro, não esconde a sua preocupação com o fenómeno e comenta que “o consumo de qualquer tipo de droga causa danos às pessoas e por isso podemos considerar é uma doença e constitui um atentado contra a saúde pública, as pessoas olham o consumo de álcool como um meio recreativo, também, nalgum momento pode trazer problemas de saúde mental”. (Nelsa Momade)

 

Hot this week

Governador de Nampula “procura saúde” para Warila

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

CTA preparada para mostrar potencialidades de Nampula na gala de turismo

Nampula (IKWELI) – A Confederação das Associações Económicas de...

Defensor dos direitos da criança apela a protecção das crianças dos abusadores

Nampula (IKWELI) – O defensor dos direitos da criança...

Nacala: Mais de 30 crianças formadas em protecção ambiental

Nampula (IKWELI) – Um total de 31 crianças e...

Topics

Governador de Nampula “procura saúde” para Warila

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

CTA preparada para mostrar potencialidades de Nampula na gala de turismo

Nampula (IKWELI) – A Confederação das Associações Económicas de...

Nacala: Mais de 30 crianças formadas em protecção ambiental

Nampula (IKWELI) – Um total de 31 crianças e...

Munícipes de Alto Molócuè exigem mais dos seus dirigentes

Alto Molócuè (IKWELI) – A vila de Alto Molócuè,...

Raparigas denunciam assédio sexual e maus tratos por parte de professores em Nampula

Nampula (IKWELI) – Raparigas em idade escolar, das escolas...

Governo defende reforço da produção de vacinas veterinárias em Moçambique

Maputo (IKWELI) – O Governo defendeu, esta segunda-feira (01),...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img