Alunos afectados pelo terrorismo em Memba poderão ser examinados entre 15 e 20 de Janeiro de 2026

0
370

Nampula (IKWELI) – O director provincial da Educação de Nampula, William Tunzine, disse, na tarde desta segunda-feira (22), que estão asseguradas as condições para que os alunos afectados pelo terrorismo no distrito de Memba possam ser submetidos aos exames finais entre 15 e 20 de Janeiro de 2026. 

São ao todo 107 centros pertencentes aos distritos de Memba e Eráti, dos cerca de 2 520 na província, que não realizaram os exames finais devido ao terrorismo, “Nampula inscreveu cerca de 336.573 candidatos e destes fizeram exames cerca de 327.366. E o nosso nível de participação, ou seja, a percentagem de participação nos exames foi de 97,3% em toda a província de Nampula. Estiveram reunidos em cerca de 2.520 centros de exames e destes, cerca de 2.413 centros conseguiram fazer exames e 107 centros não conseguiram realizar exames. Estamos a falar dos centros de exames nos distritos de Memba e Eráti. E nós todos sabemos, isto foi mesmo por conta da incursão dos terroristas nestes dois distritos. Em Eráti temos cerca de 586 alunos que estão na mesma situação. Em Memba temos 4287 alunos que não fizeram exames.”

Para a materialização do objectivo, Tunzine garante que decorrem actividades de preparação e distribuição de materiais a nível dos distritos, para que os alunos estejam preparados. “Estamos neste período a mobilizar professores e funcionários para que quando chegar o período dos alunos realizarem exames, os professores estejam prontos para acompanhá-los. Devido ao impacto psíquico que o terrorismo trouxe, estamos também a trabalhar com alguns psicólogos, com vista a ajudarem na recuperação dos alunos e professores.”

Tunzine entende que há desafios na materialização do plano traçado, um dos quais é a localização dos cerca de 4 000 alunos deslocados. “Infelizmente ainda não conseguimos localizar todos os alunos, estamos nesta altura nos distritos de Memba, a localizar menino por menino, estamos a falar de cerca de 4000 alunos, vamos continuar a fazer a localização física destes meninos, e depois da localização física é que vamos marcar o exame especial para estas crianças.”

Refira-se que o terrorismo no distrito de Memba fez mais de 80 mil deslocados, uma situação que mobilizou diversos apoios e no momento, estima-se que 40 mil tenham regressados voluntariamente as suas zonas de origem. (Felismina Maposse)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui