Chapo reconhece demanda processual em Nampula provocada por tráfico de drogas e de órgãos de seres humanos

Nampula (IKWELI) – O Presidente da República (PR), Daniel Chapo, que, neste sábado (15), orientou a inauguração do Tribunal Judicial da província de Nampula, reconheceu a demanda processual na circunscrição, largamente motivada pelo crime organizado e transnacional.

“A Província de Nampula enfrenta grandes desafios como a demanda processual, criminalidade organizada e transnacional, destacando-se o tráfico de drogas, órgãos e seres humanos, branqueamento de capitais,

exploração ilegal de recursos minerais, florestais e faunísticos, imigração ilegal, entre outros males,” disse o PR na ocasião, acreditando que “com a implantação deste tribunal, acabámos de dar mais um passo concreto no combate a estes e outros males, contribuindo para a celeridade processual, considerando que esta é a província com maior densidade populacional e, por conseguinte, onde mais se procura os serviços judiciais.”

Outro dado abordado por Chapo tem a ver com a corrupção, reconhecendo que “o Poder Judiciário, tal como os demais órgãos e instituições, não está completamente imune à corrupção, pois os criminosos para alcançarem os seus intentos infiltram-se nas instituições, principalmente do Estado,” e que a “corrupção no Judiciário tem implicações no

sistema de justiça e entre as consequências mais preocupantes estão a corrosão da confiança pública no Judiciário e o enfraquecimento das bases democráticas de um Estado de Direito.”

No entender do PR, “para restaurar a confiança pública e garantir justiça, é crucial implementar medidas efectivas de combate à corrupção dentro do sistema judiciário, o que envolve reformas institucionais, aprimoramento de mecanismos de fiscalização e a promoção de uma cultura ética entre os profissionais de direito,” tanto é que “a educação contínua e a consciencialização dos profissionais do direito são fundamentais para promover uma cultura de ética e integridade no meio jurídico.”

Ainda no capítulo da corrupção, Daniel Chapo acenou que as percentagens que têm sido cobradas aos prestadores de serviços e fornecedores de bens ao Estado tem dias contados.

“Queremos aproveitar esta ocasião para apelar aos fornecedores de bens e prestadores de serviços ao Estado moçambicano que neste momento existem dívidas e nós reconhecemos, já fizemos um plano de pagamento e vamos pagando gradualmente porque eles merecem, de forma que continuem a prestar o serviço e a fornecer bens ao Estado moçambicano. Temos consciência que para fornecerem bens ao Estado, incluindo prestar serviços ao Estado

moçambicano, também precisam de ter recursos financeiros, porque têm também os seus fornecedores. Por isso fizemos este plano e nós vamos pagando gradualmente em função do plano e da lista segundo a ordem em que a dívida foi contraída.”

Neste quesito um documento de cooperação foi assinado para dar cor a luta. “Por isso, queremos mais uma vez dizer que o Memorando que foi assinado entre o Ministério das Finanças e a PGR [Procuradoria-Geral da República] vai funcionar, a Linha Verde, junto ao Gabinete Central de Combate à Corrupção, e nós não queremos saber quem denunciou, para que não haja retaliação, vamos proteger os denunciantes. Mas o mais importante é que também não haja denúncias de má-fé, pois estas também existem. Tem que haver denúncias reais que nos permitem produzir provas materiais e levar as pessoas à barra do tribunal. Se forem inocentes, de certeza absoluta vão ser absolvidas. Mas se tiverem culpa no cartório, como se diz, com prova material, nós temos que condenar estas

pessoas, detê-las, para que possam saber que a corrupção é um mal que afecta o nosso

desenvolvimento.” (Aunício da Silva)

Hot this week

Nampula: Frelimo junta-se ao apelo do governador para apoiar deslocados de Memba

Nampula (IKWELI) – O partido Frelimo, na província de...

Giquira “arruma” cerca de mil próteses para munícipes que necessitem

Nampula (IKWELI) – Pela primeira vez, o conselho municipal...

UniRovuma aperta o cerco à corrupção académica

Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) está a...

Escola secundária de Napipine solicita FDS para garantir segurança durante a realização dos exames finais

Nampula (IKWELI) – O director da escola secundária de...

UniRovuma cria sala modelo para reforçar produção de materiais pedagógicos para as classes iniciais

Nampula (IKWELI) – A Faculdade de Educação e Psicologia...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img