Nampula (IKWELI) – O Secretário de Estado (SdE) do Ensino Técnico e Profissional, Leo Elias Jamal, garantiu, esta quinta-feira (6), o fim das irregularidades na emissão de certificados para garantir a inserção no mercado de trabalho dos graduados.
A garantia surge depois de uma reclamação de estudantes que concluíram o ensino técnico profissional e que aguardavam pela emissão de certificados para que possam ingressar no mercado de trabalho, os quais também reclamavam a excessiva burocracia nas escolas do ensino técnico e profissional.
Durante uma visita de monitoria à província de Nampula, Leo Jamal explicou que não existem certificados pendentes do ano passado. “Neste momento a emissão de certificados deixou de ser problema, naturalmente no processo normal de certificação há algumas instituições metidas neste processo e já não temos certificados pendentes do ano de 2024”.
“Estamos a trabalhar na inovação de todos os procedimentos para garantir que não haja nenhum moçambicano do ensino técnico profissional que fique 3 meses sem o certificado e queremos melhorar o nosso sistema de gestão como forma de inovação. A partir de 2026, todos os estudantes terão a oportunidade de fazer acompanhamento do seu próprio processo formativo porque a formação profissional sem dúvidas é um fenómeno principal para o desenvolvimento económico no nosso país, daí que há necessidade de continuarmos a apostar fortemente no subsistema e garantir que a formação faz parte de todo o sistema de educação”, garantiu. (Nelsa Momade)






