Agentes da PRM condenados em Montepuez por exploração ilegal de rubis

0
142

Montepuez (IKWELI) – Seis indivíduos, dos quais três agentes da Polícia da república de Moçambique (PRM),foram condenadas pelo Tribunal Distrital de Montepuez, na província de Cabo Delgado, há penas de prisão de 1 ano e seis meses de multa, pela prática do crime de pesquisa e exploração ilegal de recursos minerais na concessão da Montepuez Ruby Mining (MRM).

Entretanto, as penas de prisão foram convertidas em um ano de multa, à taxa diária de 300,00Mt (trezentos meticais), em virtude de os acusados serem réus primários. Os arguidos foram, igualmente, conjunta e solidariamente, condenados ao pagamento de uma indemnização à MRM no valor de 300.000,00Mt(trezentos mil meticais).

Entre os arguidos, três são agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM), dois são funcionários da GardaWorld e um é funcionário da MRM afecto à segurança. Concretamente, trata-se dos agentes Celestino Jussa, Joaquim Alberto e Malimo Afonso; dos tratadores de cães Daniel Almeida e Armando Semenha, ambos da GardaWorld; e de Ahamade Francisco, operador de vigilância na MRM.

No entanto, um sétimo arguido, identificado por Feliciano Januário, também funcionário da GardaWordl, foi julgado à revelia, por se encontrar em parte incerta.

Concorreu para a condenação dos arguidos o facto de ter ficado provado, em sede do tribunal, que o funcionário da MRM, da GardaWorld e os agentes da PRM, em estreita colaboração, facilitaram a exploração ilegal na concessão da Montepuez Ruby Mining, em troca de valores monetários.

Paralelamente à condenação, correm contra os agentes da Polícia processos disciplinares ao nível do Comando Provincial da PRM, em Pemba, bem como contra os funcionários da GardaWorld e da MRM, movidos por estas últimas, respectivamente.

A Montepuez Ruby Mining vai doar o valor de indemnização (300 mil meticais) fixada pelo tribunal às pessoas deslocadas devido aos ataques terroristas na província de Cabo Delgado, cujo número não pára de crescer.(Redação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here