Nampula (IKWELI) – O combate ao encurtamento de rotas a nível da cidade de Nampula está previsto para o ano de 2026, segundo deu a conhecer Carlos Furumula, vereador do pelouro de Transportes, Comunicação e Tecnologia na maior autarquia do norte de Moçambique.
Este adiamento na tomada de medidas contra os prevaricadores, deixa os transportadores a passearem a sua classe na urbe, prejudicando munícipes.
Falando ao Ikweli, esta fonte disse que a tecnologia que vai controlar o encurtamento de rotas na urbe será trazido da China, onde uma delegação do município esteve recentemente. “Nós estivemos há pouco tempo na China para vermos se conseguimos implementar aquilo que são os sistemas de controlo das viaturas, chips que iremos implementar na cidade de Nampula a partir de Janeiro do próximo ano (2026). Iremos implementar estes chips em todos os chapas que fazem actividades na cidade de Nampula”, disse Furumula.
A implantação dos chips, segundo o nosso entrevistado, irá permitir as autoridades, assim como responsáveis das viaturas, a estarem a par da situação que vai acontecendo na via. “Iremos ter uma sala de controlo de comando, iremos ter funcionários que irão visualizar todos os movimentos de todos os chapas e movimentos. Este chipe vai ser colocado na viatura, irá ter lá uma sala de comando onde os fiscais irão ter visibilidade das viaturas no ponto de partida até o seu destino.”
Para além de permitir o controlo de encurtamento de rota, “também servirá para monitorar a viatura em casos em que se envolva em acidentes ou excesso de velocidade. Então, com a implementação deste sistema, ou seja, essa inovação na cidade de Nampula, acreditamos que isso possa minimizar o encurtamento de rotas. As notificações irão dar ao próprio motorista, o proprietário da viatura, assim como aos fiscais do município sobre a infracção cometida na via pública,” sublinhou Furumula.
De referir que a prática do encurtamento de rotas na cidade de Nampula arrasta-se há anos, situação que compromete a mobilidade dos munícipes. Inicialmente as autoridades municipais de Nampula tinham anunciado o fim do encurtamento em pouco tempo. (Francisco Mário)