Academia sofre duro golpe com a morte de dois intelectuais no norte de Moçambique

0
104

Nampula (IKWELI) – O dia 4 de Julho de 2022 será lembrado de forma triste e trágica pelos intelectuais e pela academia no norte de Moçambique. É que no mesmo dia, em circunstâncias diferentes, calaram-se duas importantes figuras para o mundo académico em Nampula e Cabo Delgado.

Trata-se do Professor Doutor Adelino Zacarias Ivala, pai da intelectualidade macua, como era carinhosamente reconhecido, e o director da Faculdade de Ciências Naturais da Universidade Lúrio (UniLúrio), João Paulo Macuio, com sede na cidade de Pemba, província de Cabo Delgado.

O Professor Ivala perdeu a vida no leito hospitalar, segundo uma nota da reitora da Universidade Rovuma (UniRovuma), que no passado foi delegação da Universidade Pedagógica, tendo o malogrado sido o director por vários anos e estabelecido a instituição.

“Estimados colegas Docentes e CTA. Comunicamos com profunda dor e consternação o desaparecimento físico do nosso colega e Director fundador da UPN. O Professor Doutor Adelino Zacarias Ivala, se encontrava doente nos últimos tempos, mas mesmo assim oferecia os seus melhores préstimos profissionais a nossa jovem universidade Rovuma, por isso perdemos um dos principais pilares e activo precioso do desenvolvimento institucional. Estando a família UniRovuma também de luto, pedimos a comunidade universitária a prestar solidariedade e todo tipo de apoio possível a família Ivala, bem como participar em todas as cerimónias autorizadas pela família”, esta é a primeira reação da UniRovuma, dirigida pelo Professor Doutor Mário Jorge Brito dos Santos.

Na mesma nota, a UniRovuma reconhece e garante que “os feitos históricos, os sonhos e o nome do Professor Doutor Ivala serão preservados nas nossas memórias e serão mantidos como símbolo da nossa Instituição”.

E o director da Faculdade de Ciências Naturais da UniLúrio, João Paulo, perdeu a vida vítima de acidente de viação, no distrito de Chiúre, província de Cabo Delgado. Na sua companhia, também, perdeu a vida um outro funcionário da mesma unidade orgânica da UniLúrio. (Redação)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui