Nampula (IKWELI) – O administrador de Memba, João Cintura, manifesta preocupação devido a roubo de bens da população na sequência dos movimentos que os residentes estão a fazer devido à circulação de terroristas naquele ponto da província de Nampula.
O administrador disse que os malfeitores se aproveitam da ausência da população, entram nas casas e roubam os bens. “Ainda não temos novas informações sobre o distrito, aqui só está a se fugir, a população está mal, isto porque, ela quando abandona as residências são ladrões que entram nas casas e aproveitam roubar e isso está a criar muito embaraço e muito ressentimento na população”, disse João Cintura
Apesar de haver alguma orientação a partir do governo provincial no que concerne no levantamento de dados das pessoas que se viram obrigadas a abandonar suas residências, desde a ocorrência do ataque, a ajuda humanitária não se faz sentir a população naquele distrito.
“Aqui é cada um por si, algumas pessoas foram nas casas dos familiares e outras vivem actualmente estão nas matas, até agora o governo apenas nos orientou para registamos as pessoas afectadas, no caso daquelas que perderam suas residências”.
Segundo o administrador de Memba, “não tem registos de mortes, nem feridos, não há sequer uma pessoa que está no mato e nós não temos conhecimento desta ocorrência”.
De recordar que os recentes ataques ocorridos à 29 de setembro findo no distrito de Memba, na localidade de Chipene, foram confirmados pelo Secretário de Estado na província, Plácido Pereira, na celebração de 4 de outubro.
O dirigente disse que os terroristas incendiaram um total de 45 casas nas localidades Lúrio e Chipene. (Hermínio Raja)