Nampula (IKWELI) – Uma pessoa perdeu a vida e quatro encontram-se feridas no distrito de Nipepe, província do Niassa, devido a passagem do ciclone JUDE que assolou a região norte do país na passada segunda-feira (10).
Em entrevista ao Ikweli, na última quarta-feira (12), o administrador do distrito de Nipepe, Sérgio Igua, fez saber que o número de casas destruídas pela tempestade tropical JUDE subiu de 17 para 136, destas, 53 cederam totalmente e 83 parcialmente.
“Depois do trabalho feito de busca de informação nos bairros e nas comunidades, registamos que devido as chuvas que se fizeram sentir no distrito tivemos o registo de cinco pessoas feridas em consequência do desabamento da parede das residências sobre elas na sede do distrito, nomeadamente um casal e uma criança e de uma forma isolada um homem e esse faz a quarta pessoa na sede do distrito. O homem que morreu na comunidade de Pacala foi pego de surpresa a dormir com o desabamento da sua casa e infelizmente perdeu a vida.”
De acordo com o dirigente, foi ainda registada a queda de cinco postes de fibra ótica e três postes de energia de baixa tensão na sede do distrito.
“No que diz respeito aos campos de cultivo, tivemos acamamento de milho, mandioca, mapira entre outras culturas. Registamos, igualmente, o aumento dos caudais dos rios como é o caso do rio Lúrio, Naurege, Namicamisso que são os maiores rios no nosso distrito. A ponte sobre o rio Namicamisso ficou submersa do lado de Mutumal, impossibilitando assim a comunicação entre a sede do distrito e a localidade.” (Ângela da Fonseca)