Nampula (IKWELI) – A cidade de Nampula acolhe neste sábado uma campanha de doação de sangue, da iniciativa do Gabinete da Esposa do governador da província, Nazira Abdul, um evento bastante concorrido.
Segundo observou o Ikweli no local, nas primeiras horas da campanha centenas de voluntários já tinha doado sangue.
A Dra. Nazira Abdula explicou que a doação de sangue tem múltiplas vantagens, tanto para que doa, assim como para os receptores.
“Queremos alcançar alguns objectivos. Primeiro, porque sabemos que o Hospital Central de Nampula e alguns hospitais distritais enfrentam rupturas nos seus estoques. Em situações de emergência, este líquido é vital para salvar vidas. Temos casos frequentes na pediatria, sobretudo relacionados à malária, cuja complicação é a anemia, colocando crianças entre a vida e a morte. Com esta campanha, queremos garantir que não haja rotura de sangue nos hospitais”, sublinhou.
O governador da província de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, foi um dos primeiros dadores e recomendou que o sangue não deve ser transformado em negócio, uma vez que os dadores oferecem de forma gratuita para salvar vidas.
“Vou orientar para que sejam colocadas placas no Banco de Sangue com informações claras, porque o sangue não é para ser vendido, nem comprado. O sangue deve ser doado para salvar vidas, e dentro de pouco tempo vamos implementar essas medidas no Banco de Sangue”, assegurou.
O governador apelou ainda à população de Nampula para denunciar casos de venda de sangue nas unidades sanitárias.
“Isso é grave. A doação de sangue é um acto de caridade para apoiar pessoas em risco de vida. Queremos mostrar à juventude e à população em geral que doar sangue, além de salvar vidas, faz bem à própria saúde, pois o organismo renova o sangue. Ao doar, a pessoa deve pensar que está a ajudar outros e, ao mesmo tempo, a cuidar de si”, concluiu Abdula. (Malito João)