Nacala (IKWELI) – O Secretário-Geral (SG) da FRELIMO, Chakil Aboobacar, recordou aos dirigentes do seu partido e do governo a necessidade contínua de estar lado-a-lado com a população, de forma a saber ouvir e acolher as preocupações do povo.
Aboobacar está na cidade de Nacala, um território com ligação emocional a si. “Muitas coisas aprendi aqui, meus filhos nasceram aqui, são daqui, por isso aqui estou em casa.”
“A todos dirigentes do partido e do governo, a nossa principal missão é servir ao povo, trabalhar para o povo, porque é o povo que nos colocou onde nós estamos,” disse o SG da Frelimo, recordando que “é por isso que sempre devem [os dirigentes] estar no terreno, não queremos dirigentes do gabinete. Acorda de manhã vai no gabinete, fica até anoite no gabinete, saí do gabinete para casa, não conversa com o povo. O dirigente que tem paciência para ouvir, facilmente vai resolver os problemas do povo. A nossa população é inteligente e muito trabalhadora.”
O interlocutor, em comício concorrido pela população de Nacala, falou da qualidade dos dirigentes que a província de Nampula, maior círculo eleitoral do país, dispõe, destacando o governador, Eduardo Mariamo Abdula.
As investidas do governo da Frelimo para a assegurar o desenvolvimento, também, foram referenciados pelo SG da Frelimo, precisando que “é no distrito onde está o nosso desenvolvimento, a nossa riqueza.”
Chakil Aboobacar reconheceu, para a população de Nacala, que “ainda falta muito, mas temos consciência, que ele [o autarca de Nacala] sabe que deve cumprir com as promessas. Ele vai trabalhar todos os dias, um dia de cada vez, para resolver os problemas do nosso município. Esse é o compromisso da FRELIMO.”
As manifestações, também, mereceram algum comentário, com apelos para união, paz e estabilidade. “Ninguém deve fazer confusão depois das eleições. Quero agradecer a população de Nacala, apesar das manifestações, vocês conseguiram se unir, juntos, e acabaram com as manifestações. É assim que deve ser, esse é o compromisso do nosso presidente, Presidente Chapo. Temos que estar sempre unidos, trabalhar juntos sem violência, sem destruição, só assim é que vamos resolver os nossos problemas.”
“Vamos estar unidos, não vamos permitir que nada, nem ninguém nos possa dividir, possa atrapalhar a nossa paz. Tudo o que devemos fazer depende da paz, por isso temos que estar unidos para manter a nossa paz, porque só com a paz podemos alcançar o desenvolvimento,” anotou a fonte, que, igualmente, enfatizou sobre o Diálogo Inclusivo Nacional em curso no país, pedindo para que os actores nele envolvidos possam ser recebidos com carinho. (Redação)






