Nampula (IKWELI) – Os manifestantes não estão a tréguas a mineradora Kenmare na localidade de Topuito, distrito de Larde, pois depois de na semana passada terem feito das suas com a empresa, incluindo terem levados viaturas para ir “caçar” dirigentes em Moma, nesta segunda-feira (9) foram tentar vandalizar as infra-estruturas da empresa.
Estes apoiantes de Venâncio Mondlane, segundo apurou o Ikweli, vieram da vila de Larde, queriam atravessarem o rio e para irem “actuar” na mineradora.
A intervenção de agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM) evitou o pior, pois não os deixou atravessar.
Segundo informações em nossa posse, hoje os manifestantes acordaram com o objetivo de retornar à empresa para pressionar e cobrar a construção da ponte.
Segundo apurou o Ikweli, uma unidade de agentes do Grupo de Operações Especiais (GOE) chegou na madrugada desta segunda-feira (9) a Larde. Desde as 08 horas, protagonizou disparos e o uso de gás lacrimogéneo em diferentes áreas do distrito, o que tem causado temor na população local.
Em entrevista ao Ikweli, o administrador do distrito de Larde, Felisberto Momade Ali, afirmou que, diante da situação, uma força policial está no local em prontidão, com o objetivo de controlar e impedir a travessia para a invasão.
“Aqui na sede está um pouco calmo. Apenas há um grupo que tentou atravessar forçadamente para Topuito, mas a polícia está trabalhando no sentido de impedir isso. O resto da população não está cometendo vandalismo”, precisou o governante.
Ali, também, afirmou que a população continua tranquila em suas residências, pois entende que não houve terrorismo como nos dias anteriores. “A população está em suas casas, apenas esse grupo é que está em movimento”.
Em relação à perseguição dos membros do partido Frelimo, o administrador assegurou que ainda não houve nenhuma acção malévola, pois isso poderia ocorrer se os manifestantes estivessem fazendo vandalismo, mas até o momento ainda não começaram a queimar.
“No entanto, sentimos os danos causados às infraestruturas públicas e privadas, como as indústrias de moagem, que foram severamente afectadas, com um total de aproximadamente 7 danos. Felizmente, não temos conhecimento de óbitos no distrito de Larde”, concluiu o administrador. (Malito João)