Nampula (IKWELI) – A directora provincial da Cultura e Turismo em Cabo Delgado, Iolanda Moisés Almeida, afirmou que a escolha da província para acolher a XIIIª edição do Festival Nacional da Cultura em 2027 é uma honra e uma oportunidade para promoção da paz, da unidade e da identidade cultural do país.
A responsável sublinhou que o festival será, também, uma vitrina para mostrar a diversidade cultural e impulsionar o turismo e a economia local.
“Estamos honrados pela confiança, é um privilégio que nos foi depositado em receber a próxima edição do Festival Nacional da Cultura, este evento é uma montra que faz jus ao lema dos 50 anos da independência, consolidar a unidade nacional e a paz através da cultura, como Cabo Delgado, estamos unidos, coesos e juntos podemos promover a nossa cultura e a paz através deste tipo de eventos,” disse.
A XIIIª edição acontecerá depois do sucesso da XIIª edição realizada recentemente na província de Tete, no centro de Moçambique, que, segundo Almeida, serviu como exemplo de dinamização da economia local e de fortalecimento da coesão nacional.
Iolanda Moisés garantiu ainda que, apesar dos desafios, Cabo Delgado já começou a preparar-se para receber o festival, assegurando que em 2027 a província estará pronta para corresponder às expectativas. (Malito João)