Nampula (IKWELI) – A vice-presidente da comissão dos Assuntos Sociais, Gênero, Tecnologia e Comunicação social da Assembleia da República, Elcina Marindze, disse nesta segunda-feira (1), ser inconcebível que uma província produtora e exportadora de alimentos como Nampula, continue a apresentar altos níveis de desnutrição crônica.
Elcina falava a jornalistas após um encontro com o Secretário de Estado na Província Nampula, Plácido Pereira, no âmbito da visita de fiscalização dos deputados da Assembleia da República à província na área dos assuntos sociais.
“A má nutrição em Nampula é uma preocupação para nós, Nampula produz e importa, então deixamos uma recomendação para que possam ter uma educação nutricional, não basta comer. Tem batata-doce, inhame, mandioca, e também recomendamos que aquelas mulheres que têm filhos seropositivos, possam levá-los ao hospital para que possam se alimentar melhor, e frequentar sempre as [consultas] pré-natais, para que a mulher nasça a criança sem precisar fazer canguru por causa do baixo peso.”
Questionada sobre as constatações verificadas pela sua comissão, aquela responsável revelou que Nampula surpreendeu-a pela positiva. “Do informe que tivemos com o Secretário de Estado, achamos que eles estão a fazer muito para a população, na área de educação, saúde, acção social, e sentimos que tem algumas salas construídas.”
Entre as recomendações, Marindze encara a provisão de oportunidades para jovens, como um dos passos mais importantes a considerar. “Recomendamos que se encontre uma forma que possa satisfazer os jovens, estes são aqueles que estão a procura de emprego, e sabemos que o Estado não tem como ter um emprego, mas o que devemos fazer é estar atrás e buscar formas para que os empresários mobilizem jovens para participar de formações, porque um jovem que participa numa formação, poderá ajudar outros jovens.”
Refira-se que a visita de fiscalização da Comissão dos Assuntos Sociais, Gênero, Tecnologia e Comunicação Social, vai durar três dias, e projecta escalar alguns distritos na província de Nampula. (Felismina Maposse)