Desportivo de Nacala é campeã supertaça provincial pela segunda vez consecutiva

0
319

Nampula (IKWELI) – O Desportivo de Nacala venceu no último domingo (25) o Ferroviário de Nampula, por 1-0, em jogo da Supertaça provincial de Nampula, prova que abre oficialmente a temporada futebolística de 2024, ao nível da Associação Provincial de Futebol de Nampula.

A partida foi disputada no campo do Ferroviário de Nacala, onde apesar de poucos jogos de controlo, as duas colectividades entraram para a quadra do jogo com a missão única de vencer o primeiro troféu da época e depositar confiança no grupo de trabalho, bem como no seio da massa adepta.

Primeiro foi o Ferroviário de Nampula a mostrar sinal de vida, através de uma jogada que partiu no seu meio campo de defesa, e através de passes, dentre longos e curtos, a bola chegou com certo perigo a baliza defendida por Yang, mas sem golo.

Depois daquele momento, registado mesmo nos instantes iniciais da partida, o Desportivo de Nacala, com um onze iniciais dominados pelos jogadores que qualificaram a equipa para o Moçambola deste ano, assumiu o controlo do jogo, passando, inclusive, a visitar perigosamente a baliza contrária.

Volvidos muitos minutos sem jogada de realce dos chamados axinenes de Nampula, eis que apareceu o ataque na esquerda da zona da grande área, mas após passe, Turras não conseguiu introduzir a bola para o primeiro golo daquela tarde desportiva, ao chutar desenquadrado com a baliza, para o desespero dos apoiantes e uma irritação do banco técnico chefiado pelo mister Turito.

No meio de jogo intenso, acompanhado por uma vaga de calor que fustigou a cidade de Nacala naquela tarde desportiva, nenhuma das colectividades conseguiu marcar o primeiro golo do ano, até o árbitro do confronto autorizar para o intervalo.

Na etapa complementar, o Ferroviário de Nampula começou com mexidas significativas, sobretudo no eixo ofensivo, como forma de obrigar a equipa a rematar mais para a baliza adversária. Trata-se das entradas de Soares, Belito e Rafique, para os lugares de Shelito, Turras e Salas.

Comparativamente a prestação da etapa inicial, o Ferroviário de Nampula teve alguns momentos para sorrir, senão fosse a falta de eficácia de Belito que falhou a finalização de duas claras oportunidades de golo.

Isso acontecia no meio de um excelente futebol praticado pelos jovens do Desportivo de Nacala, tecnicamente orientados pelo mister Caló.

A harmonia do Desportivo de Nacala deu com o surgimento do golo apontado por Beto. O lance foi antecedido por uma jogada de belo efeito que partiu no meio campo defensivo, através da ala esquerda e, depois de um passe longo, Beto recebeu a bola e conseguiu arrumar três defesas locomotiva e introduziu a bola para o fundo da baliza do guarda-redes Fazito, propiciando a explosão de alegria nas bancadas do campo do Ferroviário de Nacala.

Após aquele momento, os Axinenes tentaram dar volta ao resultado, mas a ineficácia do sector ofensivo foi determinante para a equipa sair de Nacala com a histórica derrota.

No final do jogo, o treinador do Desportivo de Nacala, Carlos Manuel, ou mesmo mister Caló, como é carinhosamente tratado, rasgou fortes elogios a atitude dos seus jogadores, daí que atirou o seu dedo ao fogo ao antever uma época futebolística de 2024 tranquila, no seio dos donos da Bela Vista.

“Os jogadores estão de parabéns por esta vitória, é uma vitória que moraliza para o resto da nossa época. Temos mais tempo de trabalhar para outras competições, mas é sempre bom começar a ganhar e esta vitória sabe bem. Vamos continuar a trabalhar arduamente a preparar a nossa equipa para as competições que se avizinham”, disse mister Caló.

“Estou satisfeito com o plantel que encontrei, são jogadores de muita qualidade”, prosseguiu o timoneiro, assegurando que “os jogadores que vieram também tem valor para jogarem nesta equipa e ainda temos mais jogadores para receber, esperamos fazer um Desportivo de Nacala mais melhor do que viram hoje, com o trabalho que vamos desenvolver durante esta época”, daí acreditar que a equipa “tem condições para fazer uma época tranquila”.

Apesar da derrota, considera o mister Payó, treinador adjunto do Ferroviário de Nampula, “a equipa esteve bem, mas pecou pelas oportunidades perdidas”.

Para Beto, autor do único golo da partida, a vitória vai moralizar o grupo, e espera um ano brilhante para o Desportivo de Nacala. “Estamos há pouco tempo de trabalho, mas conseguimos uma vitória com uma equipa grande, de jogadores de qualidade. Foi um bom jogo para nós e agradeço pela vitória”, disse o jogador.

Quinita Mendiate, directora provincial da Juventude Emprego e Desporto de Nampula descreveu a partida como sendo “um excelente jogo. Assistimos aquilo que as nossas equipas nos têm abrilhantado, que é o melhor futebol. Disputou-se de igual para igual e venceu o melhor. A equipa de arbitragem esteve bem, houve umas falhas aceitáveis, os adeptos também se comportaram bem”.

“Nós vamos continuar a apoiar as nossas equipas. É um bom começo para o Desportivo, a mostrar que vai disputar em pé de igualdade com as outras equipas que estão no Moçambola, então é positivo para nós”, acredita a dirigente máxima do sector do desporto na mais populosa província de Moçambique.

De realçar que na edição passada, o Desportivo de Nacala também foi vencedor da supertaça provincial de Nampula, após derrotar o Ferroviário, também, de Nacala. (Constantino Henriques)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui