Nampula (IKWELI) – O Desportivo de Nacala venceu no último domingo (27) a equipa do Desportivo de Pemba, por 5 a 1, em jogo da segunda mão dos quartos de finais da Taҫa de Moҫambique ediҫão deste ano e garante, pela primeira vez na história, a disputa das meias-finais da considerada segunda mais importante prova futebolística nacional.
A partida foi disputada no campo do Ferroviário de Nacala, portanto, casa emprestada ao Desportivo da mesma cidade.
Foi um domingo de inspiraҫão máxima da equipa do Desportivo de Nacala, actualmente treinada pelo mister Josias Macamo que sucede a Manuel Casemiro que montou a equipa para esta temporada futebolística, mas que os últimos resultados no Moҫambola precipitaram o seu afastamento do comando técnico.
No jogo da primeira mão disputado na cidade de Pemba houve um empate de 2 a 2, por isso mesmo o Desportivo de Nacala lançou-se nas quatro linhas com tudo para evitar possíveis supresas diante daquela colectividade que milita no campeonato da segunda divisão, na província de Cabo Delgado.
Perante a presenҫa de muito público, o Desportivo de Nacala terminou a primeira parte a vencer por 3 -0. Os golos foram anotados por Nelton, Orlando e Buanahaque. Foi uma etapa inicial para esquecer por parte do representante da província de Cabo Delgado.
Na etapa complementar, o Desportivo de Pemba entrou melhor em relaҫão a primeira. Criou oportunidades de golos, mas conseguiu apenas concretizar um tento de honra por intermédio de Dilly. Por outro lado, a veia goleadora do Desportivo de Nacala permaneceu, razão pela qual conseguiu ampliar o placar para 5-1, fixando o agregado da eliminatória em 7 a 3.
Satisfeito pela exibição da equipa e pelo resultado, Josias Macamo, treinador do Desportivo de Nacala destacou o trabalho da direcҫão do clube e do seu antecessor, como sendo crucial para a conquista.
“Quero aqui parabenizar a direcҫão do Clube Desportivo de Nacala e parabenizar, também, ao próprio treinador (Manuel Casemiro) que aqui esteve. Uma equipa jovem com talento determinado, quanto a isso estou muito feliz. É por isso que facilitou e em pouco tempo conseguiram implementar um pouco daquilo que tentei incutir nos jogadores,” disse Josias Macamo.
Para António Wemba, treinador do Desportivo de Pemba, os seus rapazes não estiveram a altura em algumas situaҫões do jogo o que culminou no resultado amargo.
“Por uma e outra situaҫão que não podemos definir melhor ao defender, sofremos o primeiro golo, mas a equipa continuou a jogar, depois sofremos o segundo e terceiro golo. Mas eu penso que na segunda parte tivemos situaҫões para sairmos com dois, ou três golos. Tivemos duas ocasiões claras, mas não conseguimos concretizar. Penso que foi um jogo muito pelos detalhes, daquilo que nós não tivemos em termos de concentraҫão, para poder elaborar situação melhor de jogo,” analisou o mister.
Com este resultado, o Desportivo de Nacala garante a sua presença nas meias-finais da competiҫão, um feito histórico para o clube, como também para a província de Nampula, pois há muito tempo que não conseguia levar uma equipa para essa fase da Taҫa de Moҫambique. Aliás, só foi em 2003 em que Nampula atingiu as fases proeminentes da prova, através do Ferroviário de Nampula, por sinal época em que foi o vencedor. (Constantino Henriques)