Nampula promove VI do FENA em modelo avançado e uma cimeira para nutrição e agronegócios

Nampula (IKWELI) – A província de Nampula realiza no próximo mês de julho dois importantes eventos, precisamente económicos e de saúde.

Trata-se da VI edição da Feira Económica de Nampula (FENA), que no presente ano vai conhecer um novo modelo e padrão, que se acredita que seja mais avançado e moderno, e a I edição da Conferencia Internacional de Nutrição e Agronegócios de Nampula (CINA).

Nesta sexta-feira (27), os directores provinciais da Indústria e Comércio e Agricultura e Pescas, nomeadamente, Jeremias Muapaz e Manuel Chicamisse, convocaram a imprensa para colocar a par o nível de preparação dos dois eventos e as suas linhas de abordagem.

Muapaz disse que o seu evento, FENA, vai envolver todos os 23 distritos da província, expondo as potencialidades de cada um deles e catapultando momentos de troca de sinergias e construção de novas parcerias.

Para esta fonte, “a presente edição pretende trazer o diferenciador com a incorporação das indústrias, até ao momento temos a confirmação da indústria de fabrico, empresas do ramo de mineração e turismo”.

Igualmente, na FENA espera-se a presença de 200 expositores e mais de 7500 visitantes e “acreditamos que esta iniciativa permitirá o desenvolvimento sustentável e ainda pretende-se debater questões ligadas a importações.”

“A feira económica é uma oportunidade única para as pequenas e medias empresas, sobretudo para as empresas do sector privado é um ganho, estamos a garantir que haja o desenvolvimento ao nível da província e maior contributo para a economia nacional,” concluiu Muapaz.

E Manuel Chicamisse explicou que a CINA decorrerá de 10 a 11 de julho e espera-se a participação de países como Angola, África do Sul, Itália e Brasil, bem como organizações do sistema das Nações Unidas e a GAIN.

Esta fonte anota que juntar na mesma conferência o agronegócio e a nutrição tem um propósito simples, mas de grande valor, pois apesar de um alto nível de produção agrícola na província, 46,7% de crianças com menos de 5 anos de idade sofre da desnutrição crónica em Nampula.

De acordo com Chicamisse, “temos um nível de produção elevado, mas também níveis preocupantes de desnutrição. Esta conferência quer ajudar-nos a compreender porquê e, sobretudo, como mudar esse cenário.”

Durante a conferência, serão discutidos temas como o aumento da produção e produtividade, a melhoria da nutrição e da segurança alimentar, bem como a comercialização agrícola nos mercados e no desenvolvimento do agronegócio.Por fim, um outro debate deverá correr em torno da logística, das cadeias de valor e das exportações de produtos de alto valor económico. (Nelsa Momade)

Hot this week

Nampula: Frelimo junta-se ao apelo do governador para apoiar deslocados de Memba

Nampula (IKWELI) – O partido Frelimo, na província de...

Giquira “arruma” cerca de mil próteses para munícipes que necessitem

Nampula (IKWELI) – Pela primeira vez, o conselho municipal...

UniRovuma aperta o cerco à corrupção académica

Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) está a...

Escola secundária de Napipine solicita FDS para garantir segurança durante a realização dos exames finais

Nampula (IKWELI) – O director da escola secundária de...

UniRovuma cria sala modelo para reforçar produção de materiais pedagógicos para as classes iniciais

Nampula (IKWELI) – A Faculdade de Educação e Psicologia...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img