Nampula (IKWELI) – Os sectores públicos e privados, assim como a população em geral do distrito de Monapo, província de Nampula, extremo norte de Moçambique, foram chamados a aprimorar cada vez mais o espírito de união e coesão em prol do desenvolvimento e bem-estar da região.
O apelo foi lançado este sábado (21), pelo Secretário de Estado na província, Plácido Pereira, durante a cerimónia pública de apresentação do novo administrador do distrito de Monapo, Emanuel Impissa, movimentado recentemente do distrito de Mogovolas para o Monapo pelo Ministério da Administração Estatal e Função Pública.
“Recomendamos o aprimoramento do espírito de união e coesão de todos, reconhecendo que existem diversidades e diferenças de opiniões, mas que no momento de trabalho sejam capazes de transformar as diferenças em oportunidades para desenvolver o distrito de Monapo usando as potencialidades existentes. O administrador do distrito sozinho não será capaz de realizar a sua função pelo que, irá precisar de apoio de todas as pessoas e de todos os extratos sociais.”
O distrito de Monapo é conhecido pela sua potencialidade no ramo agrogeológico, apropriados para promover o desenvolvimento do distrito, com maior destaque para produtos agrícolas como a mandioca, milho, feijões e culturas de rendimento como algodão e caju, respectivamente.
Mas também, Pereira sublinhou que o distrito está localizado num ponto considerado estratégico e vantajoso para atrair investimentos e, com isso, alavancar a economia da região e do país.
“Por isso, estamos expectantes que o excelentíssimo senhor Emanuel Impissa e a toda a equipa do governo (…), coordenação da planificação participativa, capitalizando os conselhos consultivos aos vários níveis para definir as propriedades na alocação de recursos, promovendo a racionalização no seu uso.”
Por sua vez, o administrador Emanuel Impissa prometeu uma governação aberta e inclusiva com vista a manter o bem-estar e harmonia com a população.
“Quero assegurar a minha disponibilidade para ouvir a todos e a cada um. A residência oficial do administrador é nossa residência, está aberta para receber todos que quiserem conversar e falar em prol do crescimento de Monapo.”
Vale destacar que a população de Monapo enfrenta desafios, com maior destaque para a fraca capacidade financeira e infraestrutural, deficiência no sistema de comercialização, insuficiência de tecnologias que visam aumentar a produção e produtividade agrícolas. (Ângela da Fonseca)