Maputo (IKWELI) – A Alta Comissão do Canadá na República de Moçambique celebrou o Dia do Canadá na noite de 17 de junho, no espaço FEIMA, em Maputo. O evento marcou não apenas o aniversário nacional do Canadá, mas também os 50 anos de relações diplomáticas entre o Canadá e Moçambique.
A celebração reuniu representantes do governo, membros do corpo diplomático, sociedade civil, líderes empresariais e amigos do Canadá para uma noite de intercâmbio cultural, reflexão e confraternização. Os convidados foram recebidos com uma fusão da culinária canadiana e moçambicana servida pelo Paragem, música canadiana, uma exposição com obras de artesãos locais, bem como exposições fotográficas e um vídeo comemorativo destacando os aspetos históricos e contemporâneos da parceria entre o Canadá e Moçambique. A noite contou com a interpretação dos hinos nacionais por Xixel Langa, e um brinde à amizade e à cooperação contínuas.
Sara Nicholls, Alta Comissária do Canadá, proferiu um discurso emocionado de
despedida ao concluir seu mandato, refletindo sobre cinco décadas de solidariedade, construção da paz e cooperação.
“É apropriado terminar com esta nota, pois ao longo dos 50 anos – quando olho para trás e vejo o denominador comum e o «porquê» do Canadá e de Moçambique – vejo que tem sido o investimento nas mulheres – como líderes, defensoras, pacificadoras, empreendedoras e agentes de mudança – e tenho esperança de que isso leve o Canadá e Moçambique adiante como base para os próximos 50 anos.” – disse Sara Nicholls, Alta Comissária do Canadá em Moçambique.
A Ministra das Finanças de Moçambique, Carla Fernandes Louveira, também discursou em nome do Governo de Moçambique.
E na ocasião, a Alta Comissão agradece aos seus parceiros – incluindo o Conselho Municipal de Maputo, PHULA, GardaWorld, COTUR e Shani Holdings – pelo apoio generoso que tornou este evento possível. (Redação)