Nampula (IKWELI) – Finalmente, Moçambique já tem um novo director-geral dos Serviços de Informação e Segurança do Estado (SISE). Chama-se José Candugua António Pacheco, nomeado esta terça-feira (17) pelo Presidente da República (PR).
Vertical e dono de seus princípios, publicamente desconhece-se a ligação entre Pacheco e os serviços secretos moçambicanos, mas já serviu a vários governos da FRELIMO, desde os tempos do presidente Joaquim Chissano.
Começou da província, como regente agrícola chegou a director provincial da área, mais tarde governador e depois ministro de vários sectores.
No partido FRELIMO, de que é membro, esteve sempre ligado a área sensível da organização, o Comitê de Verificação, depois de ter se tornado notável no então Departamento Ideológico.
Pacheco toma posse nesta quarta-feira (18) na presidência da República, encerrando assim a vacatura por morte do seu antecessor, Bernardo Lidimba, perecido em acidente de viação, até então não esclarecido, no distrito de Mapai, província de Gaza, nos momentos derradeiros do fim do mandato de Filipe Nyusi. (Aunício da Silva)