Mecúfi: MozNorte apoia na “transformação” sustentável do distrito

Mecúfi (IKWELI) – O distrito de Mecúfi, no litoral da província de Cabo Delgado, procura reerguer-se dos embates que teve com os eventos climáticos extremos que por ali passaram e, com efeito, conta com apoio de parceiros públicos e privados.

Potencial na produção pesqueira e agrícola, Mecúfi tem contado com acções emergentes e de fortalecimento levados a cabo pelo projecto de Resiliência Rural no Norte de Moçambique, também conhecido por MozNorte, o qual é financiado pelo Banco Mundial e tem como objectivo contribuir para a melhoria dos meios de subsistência das comunidades vulneráveis e a gestão dos recursos naturais em áreas rurais seleccionadas não só da província de Cabo Delgado, como também em Nampula e Niassa, trabalhando com agricultura, pescas, meios de subsistência e infra-estrutura comunitária. O foco nestas áreas são as Populações Internamente Deslocadas (PIDs) e nas comunidades anfitriãs.

Neste projecto, o Fundo Nacional de Desenvolvimento Ssustentável, FP implementa as actividades nos sectores agrícolas e de florestas. O Fundo de Desenvolvimento da Economia Azul (ProAzul, FP) é a instituição fiduciária responsável pela gestão das actividades do sector das pescas e a Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND) é a agência fiduciária responsável pelo apoio à gestão das Áreas de Conservação envolvidas nas paisagens definidas no Projecto, em estreita coordenação com a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC).

No sector de pescas, o MozNorte está a financiar produtores pesqueiros locais e, só em Cabo Delgado, já beneficiou 679 pessoas, 50% sendo mulheres.

Johane Moiana, do Programa Mais Peixe Sustentável, implementado no MozNorte pelo ProAzul, explica que as actividades tiveram início em 2022 e que elas baseiam-se na cadeia de valores de produção da pesca artesanal, compreendendo a conservação (financiamento na compra de congeladores, colman, caixas de transporte de pescado e painéis solares) e transporte (motorizadas para a colocação do produto em zonas sem mar). 

Johane Moiana, do Programa Mais Peixe Sustentável, implementado no MozNorte pelo ProAzul

Esta fonte afirma, ainda, que para a fase que actualmente corre, “não houve comparticipação, foi financiamento total olhando para questões de vulnerabilidade (pessoas deslocadas em Mecúfi e Metuge), principal foco são mulheres deslocadas” e a ideia é “melhorar as condições dos pescadores e comunidades pesqueiras através de subvenções”.

Otaimo Salimo, Message Hilal e Albertina Momade são intervenientes desta cadeia de valores que viram as suas vidas transformadas em resultado do financiamento do MozNorte.

Hilal tem um filho a frequentar o ensino superior, cujas despesas são por se asseguradas após beneficiar de um motor de barco de pesca, que contribuiu no aumento da sua produção e produtividade.

“Estou a recuperar na minha vida. Agradecemos o projecto. Há muito tempo a minha vida era acordar, escovar e varrer,” afirma dona Albertina, que explica que actualmente “forneço peixe no distrito de Chiure”.

Albertina Momade

No centro de Saúde de Mecúfi sede, o MozNorte financia a construção de sanitários públicos, um investimento que, de acordo com o director daquela unidade sanitária, vai agregar valor no sistema de saneamento do meio e na melhoria da higiene no local.

“Estamos a ficar um pouco aliviados, estamos a ter sanitários. As pessoas aproveitavam casas de vizinhos e com os sanitários a vida vai mudar e melhorar a própria higiene e saneamento do meio no centro de saúde,” afirma Rosário Samuel.

Ainda em Mecúfi, o MozNorte intervêm no sector de água, estando a construir um pequeno sistema de abastecimento de água que deverá beneficiar mais de 2 mil pessoas.

Na comunidade de Nafico, para a escola primária local, está em construção um bloco convencional de 3 salas de aula, incluindo sanitários.

Fernando Neves, administrador de Mecúfi, tem orgulho de ter o MozNorte como um parceiro de desenvolvimento local, por isso “fazemos uma avaliação positiva”.

Fernando Neves, administrador de Mecúfi

Em Nafico, Neves afirmou que “vamos acomodar condignamente as nossas crianças”.

“O sistema de abastecimento de água vai ajudar no melhoramento do sistema de abastecimento de água,” concluiu o administrador. (Redação)

Hot this week

Nampula: Frelimo junta-se ao apelo do governador para apoiar deslocados de Memba

Nampula (IKWELI) – O partido Frelimo, na província de...

Giquira “arruma” cerca de mil próteses para munícipes que necessitem

Nampula (IKWELI) – Pela primeira vez, o conselho municipal...

UniRovuma aperta o cerco à corrupção académica

Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) está a...

Escola secundária de Napipine solicita FDS para garantir segurança durante a realização dos exames finais

Nampula (IKWELI) – O director da escola secundária de...

UniRovuma cria sala modelo para reforçar produção de materiais pedagógicos para as classes iniciais

Nampula (IKWELI) – A Faculdade de Educação e Psicologia...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img