Nampula (IKWELI) – O Programa Mundial de Alimentação (PMA) reforçou o compromisso contínuo de apoiar Moçambique em acções humanitárias, sobretudo na disponibilização de lanches escolares que, muitas vezes, visam essencialmente garantir a retenção de alunos pertencentes a famílias desfavorecidas na província de Nampula.
O reforço foi feito recentemente pela directora nacional e representante do PMA das Nações Unidas em Moçambique, Antonnela D’lapril, aquando da sua visita à província de Nampula, local onde manteve encontro com o Secretário de Estado, Plácido Pereira.
Apesar dos desafios enfrentados nos últimos cinco anos durante o seu mandato, relacionados com a pandemia da Covid-19, aumento de conflitos na região norte de Moçambique, assim como mudanças climáticas, que colocaram a prova a capacidade da organização em prestar assistência humanitária as comunidades, D’lapril garante que o PMA está em negociações com o governo de Moçambique para assegurar a continuidade das suas actividades no país.
De acordo com a directora, o programa de alimentação escolar está a beneficiar 220 mil crianças do país, desse número, 61 mil são da província de Nampula e que frequentam o ensino nas escolas dos distritos que se encontram no corredor como Malema, Meconta, Nacala-à-Velha e Ribàué, tendo como principal parceiro activo empresa Nacala Logistics.
“Temos sempre com o governo programas de desenvolvimento focado na educação e nutrição, como é o caso do lanche escolar que teve o seu arranque em 2013 e agora está em vários distritos do país assistindo a 220 mil crianças e temos igualmente trabalho social para continuara. Trabalhar com famílias mais vulneráveis”.
Na ocasião, Antonella aproveitou para despedir-se das autoridades locais, bem como da sua equipa de trabalho a nível da província de Nampula, após ter comprido cinco anos de trabalho no país.
“Estou ao fim da minha missão, depois de cinco anos estou a percorrer pelo país para cumprimentar as autoridades locais e para despedir-me da minha equipe moçambicana. Assim que desejo que Moçambique tenha muita paz e segurança alimentar desenvolvimento juvenil. Moçambique ficara sempre no meu coração e qualquer coisa que eu possa fazer em termos de advocacia ou falar deste país podem contar comigo”.
Por sua vez, o Secretário de Estado da Província de Nampula, Plácido Nerino Pereira, mostrou o compromisso do governo junto das autoridades centrais e parceiros em continuar a dar suporte ao programa de alimentação escolar e da cooperação multissectorial. (Ângela da Fonseca)