Moçambique produz anualmente 500 toneladas de mel

Maputo (IKWELI) – O Ministério da Agricultura, Ambiente e Pesca (MAAP) anunciou nesta terça-feira (20) que o país produz 500 toneladas de mel por ano, e ambiciona expandir a venda para o mercado internacional, por acreditar que o produto é de qualidade.

Segundo, Carla Manjate, técnica de Apicultura no MAAP, que falava no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Abelha, que decorreu sob o lema “Abelha inspirada pela natureza para nutrir a todos”, em termos de apicultura o país está num bom caminho evolutivo e conta, neste momento, com 7 mil interessados nessa área.

“O maior interesse dos nossos apicultores é exportar o nosso mel para fora do país,” disse clara Manjate, sublinhando que o maior desafio do sector é a falta de um laboratório acreditado que possa ajudar a ter a identidade do mel.

“Neste momento estamos a trabalhar em identificar esses laboratórios, porque o importante é ter os parâmetros e incentivar os nossos laboratórios para que haja esse trabalho de fazer-se a análise de qualidade do nosso mel e identidade cá no país.”

A técnica afirma que o MAAP está a investir no sector em termos de capacitação técnica e está a desenhar o plano de controlo de resíduos que vai garantir que esse mel seja de qualidade cá no país. (Antónia Mazive)

Hot this week

Esposa do governador de Nampula homenageada pela OrdMM

Nampula (IKWELI) - A Dra. Nazira Abdula, esposa do...

Mambinhas Steys e Flávio na mesma mesa de almoço com governador de Nampula 

Nampula (IKWELI) - A contribuição de dois atletas de...

Final da XVI edição dos jogos desportivos escolares: Nampula bate Lalaua e é campeão provincial

Nampula (IKWELI) – A delegação distrital de Nampula, na...

Tete tem condições de afirmar-se como novo corredor regional de investimentos

Maputo (IKWELI) – O ministro da Economia, Basílio Muhate,...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img