Nampula (IKWELI) – Um grupo de garimpeiros ilegais terá invadido lojas, barracas e residências privadas no posto administrativo de Iuluti, no distrito de Mogovolas, a sul da província de Nampula na última segunda-feira (19), tendo semeado medo e terror nas comunidades locais.
Segundo informações postas a circular, estes garimpeiros alegam ter sido lesados devido à proibição de extração de minérios numa área próxima da associação localizada a nove quilómetros da sede do posto administrativo.
Em resposta à medida, os garimpeiros dirigiram-se às residências dos compradores desses minérios como forma de manifestar o desagrado. Por conta disso, imagens divulgadas mostram lojas sendo saqueadas e outras completamente destruídas, com bens reduzidos a cinzas.
Entretanto, as autoridades locais ainda não se pronunciaram oficialmente sobre a situação, mas a situação foi confirmada ao Ikweli pelo administrador do distrito Emanuel Impissa, que partilhou estar a fazer levantamento dos danos causados e que oportunamente poderá fornecer mais informações sobre o caso. (Ângela da Fonseca)