Enquanto Giquira quer de volta as antigas montras: Agentes económicos não concordam com a remoção das “chapas”

Nampula (IKWELI) – No passado recente, o país esteve mergulhado em ondas de manifestações violentas em revindicação dos resultados das últimas eleições gerais de 2024, por conta disso, várias infraestruturas públicas e privadas foram colocadas a baixo, como é o caso de escolas, hospitais e estabelecimentos comerciais, estes últimos viram suas lojas reduzidas a “nada”

Tal situação, obrigou a que os proprietários dos estabelecimentos comerciais trocassem montras de vidro por chapas metálicas com vista a reforçar a segurança. Um cenário que perdura até aos dias de hoje. 

Entretanto, se por um lado as chapas garantem a segurança dos estabelecimentos, por outro lado retira a estética da urbe, tal como afirmou Luís Giquira, autarca da cidade de Nampula. 

Por conta disso, revelou recentemente à imprensa estarem a decorrer ondas de negociações com o empresariado local com vista a remover os ditos “blindados” das montras. 

“Estamos a tentar sensibilizar os nossos empresários. Fica muito feio vermos a nossa cidade como está. Não temos montras e tiramos toda aquela beleza que a cidade tinha, mas estamos a trabalhar junto do empresariado para ver se conseguimos dar segurança”. 

Já o Conselho Empresarial de Nampula, através do seu representante, Luís Vasconcelos, considera ser prematuro a remoção das chapas devido a insegurança que o país atravessa.

“Ainda é prematuro voltar a usar as montras normais, mesmo por insegurança que se vive, este será um processo paulatino e que não se deve usar a força visto que ainda registamos focos de pessoas que usam marchas para tudo, como um caso recente que vivenciamos a tal marcha ou manifestação pacifica sobre a falta de combustível, o que nos assegura é proteger o máximo possivel os nossos estabelecimentos”. (Ângela da Fonseca)

Hot this week

Homem foge após esposa dar à luz trigémeos em Nacala

Um individuo residente na cidade de Nacala, concretamente no...

Novas caras nos governos distritais: Há mexidos, nomeados e cessados em Nampula

Nampula (IKWELI) – Chegou a vez da província de...

De acordo com o ministro da Justiça: “ANAMALA” está a criar divisionismo entre os moçambicanos

Nampula (IKWELI) – O Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais...

Viúvas continuam a enfrentar dificuldades financeiras e pedem socorro

Nampula (IKWELI) – Mulheres viúvas, que vendem comida confeccionada...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img