Nampula (IKWELI) – O governo de Moçambique conseguiu nos últimos cinco anos arrecadar mais de 300 milhões de meticais através de pagamentos de impostos da empresa mineradora Haiyu Mozambique Mining, instalada na comunidade de Murrua, no distrito de Angoche, a sul da província de Nampula, que no mesmo período produziu um total de 747.619 toneladas de areias pesadas.
A informação foi partilhada recentemente pelo representante da empresa, Augusto Basílio, aquando da apresentação do informe das actividades realizadas durante os anos de 2020 até ao primeiro trimestre de 2025.
Sem avançar muitos detalhes, o representante da mineradora revelou que o volume de produção em 2024 foi de 174.278 toneladas contra 145.500 no ano de 2023, tendo contribuído para os cofres de Estado cerca de 113.405,007 meticais em 2024.
Uma relação que mostra uma subida exponencial de impostos que são pagos ao governo de Moçambique.
Durante a apresentação do informe, Basílio partilhou que a extração é feita à céu aberto, uma vez que foram identificados depósitos de rochas em profundidades relativamente pequenas em relação superfície.
“Esse método de extração de minerais não requer a perfuração de tuneis, que caracterizam a mineração subterrânea.” (Ângela da Fonseca)