Nampula (IKWELI) – A província de Nampula, a mais populosa do país, deve mais de 450 milhões de meticais a cerca de 3 mil professores em horas extras e turno meio, segundo as autoridades governamentais locais.
William Tunzine, director provincial da Educação em Nampula, afirma estar em curso trabalhos para esta divida seja ultrapassada.
“Nós temos consciência como direcção provincial de Educação e como disse, a nível do governo estamos preocupados, estamos a trabalhar para ver se conseguimos pagar horas extraordinárias e segunda turma na sua totalidade, no ano passado pagamos uma parte, ainda este ano fizemos alguns pagamentos, já processamos para todos cerca de 30% de cada uma das horas extras, uma parte de 2023 e outra de 2022, estamos a espera da libertação da cota financeira para esta parte, como disse, são 30% por cada um, acredito que depois deste pagamento haverão mais pagamentos para ver se conseguimos diminuir ou terminar, as horas extras dentro da nossa província de Nampula,” esclareceu Tunzine, assegurando que “estamos agora a trabalhar junto com a Inspecção para termos as horas extras de 2024 homologadas. Acredito que, também, a breve trecho, essas horas extras estarão pagas e acreditamos que com a aprovação do orçamento isso vai ajudar para que o governo possa se movimentar e pagar a parte das horas extras e segunda turma aos nossos professores.”
Por outro lado, Tunzine, disse, preocupado, que tem conhecimento de que “há colegas que ao iniciar o trabalho falharam um, dois meses, alguns colegas por conta do sistema também ficaram um, dois meses sem salário então notamos e já canalizamos aos nossos sectores das finanças para ver o que podemos fazer em relação aos pagamentos em atraso.” (Malito João)