Nampula (IKWELI) – A rapariga Merlen Óscar Mabote foi, na última sexta-feira (16), ministra do Trabalho, Género e Acção Social por um dia, uma iniciativa que visa promover o interesse da rapariga na participação nos processos de tomada de decisão e não só.
Inserida no programa “Girls Take Over”, a iniciativa é do Ministério do Trabalho, Género e Acção Social, em coordenação com a Organização Não-Governamental Plan International.
Segundo um comunicado recebido na nossa redacção, este programa consiste na designação ou indicação de uma rapariga para assumir o cargo de ministra por um dia e visa dar maior visibilidade a agenda das raparigas, ampliando as suas vozes.
Além disso, ainda pretende-se com este programa encorajar as raparigas na luta pelos seus sonhos e direitos fundamentais consagrados na Constituição da República de Moçambique, aumentando a sua aprendizagem, através de exemplos de conquistas, sucesso e superação.
Merlen Óscar Mabote é proveniente da província de Inhambane, no distrito de Jangamo.
Durante o período Merlen Óscar Mabote teve a oportunidade de sugerir algumas decisões que, na sua óptica, poderão contribuir para melhorar a protecção dos Direitos das Raparigas em todo território Nacional.
O acto contou com a presença da respectiva Ministra do Trabalho, Género e Acção Social, Ivete Alane e pelos membros do Conselho Consultivo do MTGAS e representantes da Plan International. (Nelsa Momade)