Nampula (IKWELI) – A Primeira-ministra (PM) moçambicana, Maria Benvinda Levy, ordenou a 28 de abril findo, a cessação de funções da Inspetora-geral da Inspecção Nacional de Actividades Económicas (INAE), Maria Rita Fernandes Freitas, uma mulher que enquanto dirigente tirou sono a muitos “players” do sector comercial no país.
Nesta terça-feira (6), o Secretário Permanente do Ministério da Economia, Jorge Jairoce, emitiu uma circular informando a todos os sector do ministério e instituições tuteladas que Eduardo Muchamisso Samuel Jane passa a assegurar as pastas do sector até que um novo líder seja encontrado para o mesmo, como também, “durante o período de 05 à 09 de Maio do presente ano, fase transitória da entrega de pastas, a Eng. Maria Rita Fernandes Freita, está inibida de praticar qualquer acto administrativo em nome da INAE”.
Na verdade, segundo a mesma circular, Rita Freitas “foi desligada dos serviços por despacho de 05 de Fevereiro de 2024”, pelo então ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno.
A notícia da cessão de funções de Rita Freitas está sendo comemorada pelos empresários das cidades de Nampula e Nacala, os quais a tinham como grande empecilho nas suas investidas ilegais e não só. (Redação)
