Nampula (IKWELI) – Cerca de 300 recrutas entre homens e mulheres despediram-se esta segunda-feira (5), do Secretário de Estado na província de Nampula, Plácido Pereira, familiares e amigos para o cumprimento do Serviço Militar Obrigatório (SMO).
Trata-se de jovens que rumam aos centros de formação das províncias de Maputo, Cabo Delgado e Nampula respetivamente.
Na ocasião, o Secretário de Estado na província, Plácido Pereira, exortou aos mancebos a representar condignamente, pautando por um comportamento patriótico.
“De certeza que há muitos mais jovens que gostariam de ser chamados para cumprir esta missão de defender a pátria e vocês foram os escolhidos e isto deve ser visto como uma oportunidade de mostrarem o dever cívico, patriotismo para com Moçambique e para com a pátria amada”.
Pereira frisou que tal deve ser visto como uma oportunidade de ingressar na carreira militar, pois “tem muitos jovens aqui que futuramente poderão fazer carreira do exército, querendo, ir para o exército é uma oportunidade, porque depois do treinamento básico, vocês terão afectações em diversas áreas e a partir dessas afectações podem ver essas possibilidades de fazerem diferentes cursos que o exército dispõe e de poderem fazer careira mesmo no fim após o cumprimento do serviço militar”.
Rosa Adriano, uma das mulheres recruta, apela as demais do sexo feminino a deixarem de lado o espírito de conformismo, pois, segundo explica, também são capazes de defender a nação moçambicana.
“Sempre que tivermos uma oportunidade como esta, temos que correr atrás, não podemos pensar que a tropa é só para homens, nós mulheres também temos essa chance, essa oportunidade e temos que saber que somos fortes e nós podemos”. (Ângela da Fonseca)
