Chama da Unidade já “ilumina” Nampula

Nampula (IKWELI) – O Secretário de Estado na província de Nampula, Plácido Pereira, recebeu ao fim da manhã desta quinta-feira (24) a tocha da Chama da Unida Nacional, vinda da província do Niassa e deverá percorrer a circunscrição nos próximos dias.
A Ponte sobre o rio Lúrio, que separa estas duas províncias, foi o ponto de recepção deste símbolo de unidade nacional, paz e reconciliação dos moçambicanos.
No acto de recepção o Secretário de Estado de Nampula, Plácido Pereira, disse que recebeu a chama em boas condições e garantiu fazer circular na província com mensagens de unidade nacional, paz, concórdia e reconciliação nas comunidades.
“Este é um momento muito marcante, a chama da unidade está revestida de grande simbolismo, então vamos conduzir na nossa província com muita alegria para que ilumine o coração dos moçambicanos e chegue ao dia 25 de Junho, o ponto mais alto da exaltação dos 50 anos da independência Nacional”.
Segundo Plácido Pereira, a chama da unidade nacional abre uma nova página da história da província, onde cidadãos de todos extratos sociais, raças, etinia e religião unem – se, “porque esta chama deverá aquecer o coração de todos os moçambicanos, independentemente das suas filiações partidárias, confissões religiosas entre outras tendo em vista o desenvolvimento do nosso país”.
Na ocasião, os representantes dos partidos PODEMOS E FRELIMO, no local, avançaram que as suas formações políticas são pela paz por isso abraçam e vão acompanhar o movimento de circulação da chama da unidade em toda província, espalhando mensagens de paz e reconciliação.
“Vamos convidar os outros partidos políticos para que não fiquem de fora neste movimento da chama que vem revestida de muito simbolismo para os moçambicanos”, disse Gilberto Francisco, primeiro Secretário do Comité Provincial da FRELIMO em Nampula.
E a população de Malema, vê a chama da unidade nacional como um renovar de esperanças, um momento de esquecer o que passou, e seguir em frente num clima de paz, reconciliação, unidade nacional e irmandade.
“Agradeço muito, para Moçambique é um momento de trazer uma outra visão na camada juvenil, em particular, para que possamos melhorar aquilo que é a nossa comunicação para o bem-estar da própria juventude e Moçambique. Então, essa chama veio num momento próprio em que precisamos de muita união de todos para trazermos a paz em Moçambique”, disse José Paulo.
Para Mariamo Abudo, antiga Combatente da Luta de Libertação Nacional, disse que a chama deve iluminar os corações dos moçambicanos e renovar a mente. (Nelsa Momade, em Malema)

Hot this week

Nampula: Frelimo junta-se ao apelo do governador para apoiar deslocados de Memba

Nampula (IKWELI) – O partido Frelimo, na província de...

Giquira “arruma” cerca de mil próteses para munícipes que necessitem

Nampula (IKWELI) – Pela primeira vez, o conselho municipal...

UniRovuma aperta o cerco à corrupção académica

Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) está a...

Escola secundária de Napipine solicita FDS para garantir segurança durante a realização dos exames finais

Nampula (IKWELI) – O director da escola secundária de...

UniRovuma cria sala modelo para reforçar produção de materiais pedagógicos para as classes iniciais

Nampula (IKWELI) – A Faculdade de Educação e Psicologia...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img