Nampula (IKWELI) – A ligação entre a vila de Namialo, no distrito de Meconta e o posto administrativo de Netia, no distrito de Monapo, voltou a ficar interrompida por conta do rompimento do desvio criado sobre o rio Monapo, na estrada nacional número um (N1), devido a fúria das águas das chuvas que se fizeram sentir neste fim-de-semana, concorrendo para a subida do caudal daquele curso natural de água.
Neste momento, segundo apuramos, decorrem trabalhos para a reposição da circulação de pessoas e bens, ainda que condicionada.
O governador de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, esteve no local na tarde deste domingo (20) e inteirou-se sobre a situação e ficou a saber e testemunhou trabalhos para a garantia da reposição da transitabilidade, tendo exigido celeridade.
Igualmente, o governante explicou que trabalha-se para “aumentar a cota do acesso do desvio e criar pontos maiores para a descarga de águas”, esperando que “senão chover da forma que choveu nos últimos dias, poderemos ter a situação resolvida em poucos dias.”
Abdula recordou que “está é uma passagem provisória, enquanto procuram-se soluções definitivas” e que nunca, em nenhum momento, fora inaugurada.
“Vamos resolver este problema para garantir que haja transitabilidade, enquanto encontram-se soluções definitivas pelo governo central,” recomendou o governador ao empreiteiro e “pedimos paciência e prudência” à população. (Redação)