MISA defende Direitos de Informação e Expressão no Parlamento Europeu

Maputo (IKWELI) – O MISA Moçambique denunciou, no Parlamento Europeu, as crescentes violações aos direitos de informação e liberdade de expressão em Moçambique, com destaque para a repressão contra jornalistas, censura, bloqueios digitais e ataques à imprensa durante a crise pós-eleitoral.

Durante a sessão da Subcomissão sobre os Direitos Humanos (DROI), o Director Executivo do MISA Moçambique, Ernesto Nhanale, alertou para o agravamento das restrições às liberdades fundamentais, incluindo agressões contra jornalistas, censura contra os órgãos de informação tradicionais e o bloqueio da internet como estratégia de controle do fluxo de informação sobre as manifestações.

Ernesto Nhanale destacou que durante as manifestações que duraram cerca de três meses, o MISA registou 19 casos de violência directa contra jornalistas, incluindo detenções arbitrárias, ataques físicos e, no último mês de Janeiro um desaparecimento forçado, perpetrados pelos envolvidos nas manifestações.

Relatou, inclusivamente, o aumento da desinformação e do discurso de ódio no espaço digital, o que provocou a violência digital, assédio e exposição da vida privada de alguns actores.

Diante deste cenário, o MISA Moçambique apela a uma investigação independente sobre os abusos cometidos durante este período e defende reformas institucionais urgentes para garantir a liberdade de imprensa e a proteção dos jornalistas.

Por seu turno, os eurodeputados da DROI manifestaram profunda preocupação com as violações dos direitos humanos em Moçambique durante a crise e instaram a União Europeia a adoptar uma posição mais firme na defesa dos Direitos Humanos, monitoria dos processos eleitorais, bem como na mitigação dos conflitos recorrentes a cada ciclo eleitoral no país. (Redação)

Hot this week

Governador de Nampula “toma” comboio na promoção da província como destino turístico global

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Tio Salim engaja-se com jovens de Namiconha no gosto pelo trabalho

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Calipo: 2 Tios detidos por matar sobrinho por causa de 2kg de feijão fava

Nampula (IKWELI) - A sede do posto administrativo de...

Pregador da Palavra de Deus detido por burlas em Ribáuè

Nampula (IKWELI) - Um cidadão, de 25 anos de...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img