Na reabilitação do mercado do peixe: Município da cidade de Nampula vai investir um milhão de dólares

Nampula (IKWELI) – Arrancaram nesta segunda-feira (18) as obras de requalificação e reabilitação do mercado do Peixe, também conhecido por dos Belenenses, na cidade de Nampula, no norte de Moçambique.

Luís Giquira, presidente da autarquia, foi quem efectuou o lançamento da primeira pedra, anunciando que as obras, financiadas pela GAIN e com a duração de 8 meses, estão avaliadas em um milhão de dólares norte-americanos.

“A requalificação deste mercado é o início da concretização da visão para o município da cidade de Nampula, em mudar a face dos nossos mercados para que a comunidade tenha um ambiente mais condigno, aplausível, limpo e coeso na execução das suas actividades, acima de tudo é início de materialização do nosso compromisso com os nossos munícipes para o presente mandato, este mercado é referência para a cidade de Nampula”, disse Giquira, que assegurou que a infra-estrutura contará com 8 casas de banho, sendo 4 para a ala feminina e igual número para a ala masculina.

Com o mercado em condições dignas de higiene e saneamento do meio, entende Giquira que os produtos ali vendidos estarão em condições de ajudar no combate à desnutrição crónica.

Por outro lado, o autarca do maior centro urbano do norte de Moçambique disse que esta empreitada junta-se “a muitas outras em curso na nossa cidade de Nampula, estamos na fase conclusiva da construção da estrada que liga o Hospital Geral de Marrere numa extensão de três quilómetros e seiscentos metros, a construção e asfaltagem da avenida Samora Machel, rua de Sofala, colocação de sinalização luminosas (semáforos) em seis novos cruzamentos, avenida FPLM, igreja universal, coqueiros e manutenção em catorze cruzamentos existentes, tapamentos de buracos nalgumas avenidas e ruas e não esquecendo, também, que estamos numa guerra cerrada para dizermos futuramente tata lixo, com essas actividades prometemos afirmar o nosso compromisso em tudo fazer para os nossos munícipes se sintam bem servidos por nós e vamos fazer mais”.

Alguns vendedores e a população circunvizinha daquele mercado, comprometeram-se em fazer parte da fiscalização comunitária da empreitada, para que tudo possa decorrer sem perturbações a vários níveis, comprometendo o término atempado daquela obra.

“Estamos muito felizes com essa iniciativa do conselho municipal, com a decisão de iniciar a construção desse mercado que tanto esperamos. Nos últimos tempos o mercado estava uma ruína e no tempo chuvoso o ambiente deixava muito a desejar, por isso esperamos que os empreiteiros também sejam pessoas comprometidas”, disse Mateus Pedro um dos vendedores. (Malito João)

 

Hot this week

Nampula: Frelimo junta-se ao apelo do governador para apoiar deslocados de Memba

Nampula (IKWELI) – O partido Frelimo, na província de...

Giquira “arruma” cerca de mil próteses para munícipes que necessitem

Nampula (IKWELI) – Pela primeira vez, o conselho municipal...

UniRovuma aperta o cerco à corrupção académica

Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) está a...

Escola secundária de Napipine solicita FDS para garantir segurança durante a realização dos exames finais

Nampula (IKWELI) – O director da escola secundária de...

UniRovuma cria sala modelo para reforçar produção de materiais pedagógicos para as classes iniciais

Nampula (IKWELI) – A Faculdade de Educação e Psicologia...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img