Nampula: Edilidade da capital provincial distancia-se do aumento da tarifa dos “chapa-100”

Nampula (IKWELI) – O conselho autárquico da cidade de Nampula diz não ter conhecimento do aumento de tarifas nos transportes semicolectivos de passageiros, também conhecidos por “chapa-100”, alegando que os utentes lesados não denunciam. 

A edilidade garante reforçar o trabalho de fiscalização por parte dos agentes da polícia municipal, no sentido de pôr termo a esta a situação.

Trata-se de valores que variam entre 50,00Mt (cinquenta meticais) a 100,00Mt (cem meticais) na rota Sipal-Barragem.

O vereador dos Transportes e Comunicação na autarquia da cidade de Nampula, Carlos Nelson Furumula, para além do aumento de tarifas nos transportes de passageiros, também mostra-se preocupado com a situação frequente de encurtamento de rotas.

“Ainda não recebemos denúncias por parte dos utentes sobre o aumento de tarifas e nós ainda não aumentamos tarifas, mas vamos levar a cabo um trabalho de fiscalização junto com a polícia municipal, para que não haja essa situação”, disse Furumula, revelando que tem recebido denúncias sobre encurtamento de rotas por parte de alguns munícipes e trabalhos estão a ser feitos com vista a estancar o problema.

O vereador explicou ainda que a linha verde disponibilizada, recentemente, pela edilidade já começa a ter resultados visíveis 

“Estamos a ter conhecimento de casos de encurtamentos de rota graças as denúncias feitas por utentes na via, por meio de uma linha verde específica, só para estas situações”, disse.

Para desencorajar situações de violação do código de postura municipal, a edilidade pretende fazer a colagem de cartazes nas paragens, assim como nos respectivos transportes semicolectivos de passageiros, vulgarmente conhecidos por “chapa-100’’. 

Enquanto isso…

Os acidentes de viação continuam a desafiar a edilidade da cidade de Nampula, como também a mobilidade urbana, sobretudo nas horas de ponta, por isso mesmo, Furumula avança que nos próximos tempos um investimento para sinais luminosos [semáforos] de regulação do trânsito deverá acontecer.

Este vereador diz que o projecto começa no próximo, sendo que cinco pontos da urbe deverão ter novos semáforos, orçados em 14.000.000,00Mt (catorze milhões de meticais).

“A montagem dos semáforos será nos cruzamentos de Marrere, rua da França, na UniRovuma, Expansão e Meia via”, disse a nossa fonte.

Na ocasião, o vereador deu a conhecer que enquanto aloca-se os novos semáforos nos cruzamentos e entroncamentos mencionados, também, será levado a cabo um trabalho de manutenção e reparação dos 14 semáforos existentes ora avariados.

Furumula aponta a vandalização como o principal causa para que os esforços da edilidade em alocar sinais de trânsito não seja bem-sucedido, sobretudo no capítulo de acidentes de viação que vitimam os semáforos.

A nossa equipe de reportagem visitou alguns cruzamentos da cidade de Nampula, que encontram-se sem semáforos, onde ouviu o clamor dos automobilistas que congratulam a intenção do município, pois entendem que a falta destes dispositivos   coloca em perigo as suas vidas.

Alberto Tomás, automobilista no cruzamento de Marrere, na cidade de Nampula, mostra-se satisfeito com a iniciativa do governo municipal. “Se é que o conselho municipal vai colocar o semáforo, para mim é bem-vindo, pois poderá nos ajudar muito em casos de acidente, visto que cada um só entra e sai da sua forma, o que acaba culminando em acidentes de viação”.

Por outro lado, Felisberto Assane da Cristina, motorista de táxi mota na praça de Marrere, acrescentou que “para mim essa é uma boa ideia, se for assim eles podem contar com o nosso apoio, porque passamos muito mal, principalmente nós que estamos nas estradas com passageiros, corremos risco de nos baterem, isso porque não temos um sinal que pode conduzir os automobilistas”.

Isaquiel Nelson, também motorista de táxi mota há 5 anos, naquele ponto, disse que “o conselho municipal tem boa ideia, porque vai diminuir acidentes de viação, haverá precauções e controle a entrada de automóveis de qualquer maneira vai diminuir, porque o semáforo poderá orientar quem deve passar primeiro. Por causa da falta do semáforo, casos de acidente aqui não acabam, por exemplo eu fui uma das vítimas na semana passada”.

No entanto, embora existam alguns automobilistas que apoiam o governo municipal, outros dizem não confiar, alegando que estão a prometer e não vão cumprir. (Virgínia Emília)

Hot this week

Governador de Nampula “toma” comboio na promoção da província como destino turístico global

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Tio Salim engaja-se com jovens de Namiconha no gosto pelo trabalho

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Calipo: 2 Tios detidos por matar sobrinho por causa de 2kg de feijão fava

Nampula (IKWELI) - A sede do posto administrativo de...

Pregador da Palavra de Deus detido por burlas em Ribáuè

Nampula (IKWELI) - Um cidadão, de 25 anos de...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img