Nampula (IKWELI) – O partido FRELIMO defendeu, no sábado (1), em Nampula, uma actuação mais dinâmica e orientada para resultados por parte dos municípios sob sua gestão, durante o encerramento da XXIV Reunião Provincial de Balanço das autarquias da província.
O encontro serviu para avaliar o desempenho dos oito conselhos autárquicos dirigidos pelo partido e identificar os principais desafios que ainda afectam os munícipes.
Ao encerrar os trabalhos, o primeiro-secretário do Comité Provincial da FRELIMO em Nampula, Gilberto Francisco, afirmou que o balanço permitiu medir o nível de gestão dos municípios e perceber até que ponto as acções desenvolvidas têm respondido às expectativas da população.
Segundo o dirigente, apesar dos progressos registados nos últimos anos, persistem problemas que exigem maior empenho dos gestores municipais para garantir melhores condições de vida às comunidades. Para Gilberto Francisco, é fundamental transformar as dificuldades em oportunidades de desenvolvimento.
“Terminamos a nossa reunião convictos de que é necessário trabalhar os desafios em oportunidades trabalhando com disciplina, espírito de equipe e sentido de responsabilidade”, disse Francisco.
Na ocasião, o primeiro-secretário recordou que os autarcas eleitos pela FRELIMO devem corresponder à confiança depositada pelos cidadãos, pautando a sua governação por transparência, responsabilidade e foco na resolução das preocupações da população.
O responsável acrescentou que os municípios devem reforçar a proximidade com os residentes e acelerar a implementação de ações que produzam impactos concretos no bem-estar das comunidades.
A reunião decorreu numa fase em que a FRELIMO intensifica os preparativos para a realização da 11.ª Conferência Nacional de Quadros, processo que, segundo o partido, visa consolidar estratégias e definir prioridades para responder aos desafios do desenvolvimento e das populações. (Malito João)

