
Nampula (IKWELI) – O autarca da cidade de Nacala, Faruk Nuro, conferiu posse, nesta segunda-feira (15), a sete novos chefes dos postos administrativos municipais e ao Director executivo da recém-criada Empresa Municipal de Água e Saneamento, numa medida que visa fortalecer a administração local e melhorar a prestação de serviços essenciais aos munícipes.
Nuro destacou a importância da nova equipa para acelerar a resposta aos desafios enfrentados pela população nos diferentes bairros e postos administrativos.
Na ocasião, foram investidos Alberto Momade Liala para o Posto Administrativo Municipal de Muanona, Inácio João Ribaué para Naherenque, Mussa Essimela para Matalane, Maria Helena José Caetano Reane para Maiaia, Iris Inácio Nhampule Flour para Ribáuè, Abílio Tomás para Ontupaia e Rafique Saide Muremua para Mathapue. O acto incluiu igualmente a tomada de posse de Aquilino João Raúl como director executivo da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Nacala.
Dirigindo-se aos empossados, Faruk Nuro sublinhou que os novos responsáveis têm a missão de aproximar a administração municipal dos cidadãos e garantir maior eficiência na gestão dos serviços públicos.
“Esperamos de vós trabalho, dedicação e compromisso com a transparência. O povo de Nacala precisa sentir a presença do governo local no seu dia-a-dia, especialmente nas questões de água, saneamento e organização dos bairros.”
O edil defendeu ainda que a nomeação dos novos quadros representa um passo importante para consolidar a descentralização administrativa e assegurar respostas mais rápidas às preocupações das comunidades.
Por sua vez, o director executivo da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Nacala assumiu o compromisso de trabalhar para ampliar o acesso à água potável e melhorar as condições de saneamento em vários pontos da cidade.
“A prioridade será expandir o acesso à água potável e melhorar o sistema de drenagem e saneamento nas zonas mais críticas da cidade.”
A criação da Empresa Municipal de Água e Saneamento enquadra-se na estratégia do município de autonomizar a gestão do sector, reduzir perdas operacionais e aumentar a cobertura dos serviços nos bairros periféricos.
Na ocasião, Faruk Nuro apelou à colaboração dos munícipes para apoiar o trabalho dos novos dirigentes e contribuir para o desenvolvimento sustentável da cidade de Nacala. (Malito João)





