Plácido Pereira alerta perdas do Estado devido garimpo ilegal

Nampula (IKWELI) – O Secretário do Estado (SdE) em Nampula mostra-se preocupado com o aumento do garimpo ilegal, uma situação que além de perda de vidas humanas, tem implicado o extravio de receitas estatais.

Plácido Pereira fava, nesta terça-feira (9), durante a visita do Presidente da Autoridade Tributária de Moçambique, Aníbal Joaquim Mbalango à província de Nampula.

O governante fez saber que o governo está a redobrar esforços para responder os desafios ligados à mineração ao nível da província de Nampula.

“Temos empresas legalmente criadas e que fazem a exploração dos recursos naturais, porém a questão do garimpo ilegal está a abalar a província, chegando muitas vezes a invadir as empresas para continuarem com a ilegalidade o que faz com que o estado esteja a perder receitas.”

Ainda na ocasião, Pereira mostrou-se preocupado com a insegurança que tem vindo a assolar a província. “Nampula é uma província com muitos desafios, ultimamente temos assistido vários problemas como a questão do terrorismo em Cabo Delgado com tendência de se alastrar na província de Nampula como nos distritos de Memba e Eráti, deixando a população em situação de insegurança,” indicou Plácido Pereira, Secretário de Estado em Nampula

Por seu turno, o Presidente da Autoridade Tributária de Moçambique, Aníbal Joaquim Mbalango, disse que a visita se centra na verificação do nível de cumprimento das actividades programáticas da instituição, auscultar as dificuldades e buscar soluções conjuntas.

Em Nampula, o Presidente da Autoridade Tributária de Moçambique, Aníbal Joaquim Mbalango, trabalha na capital provincial e no distrito de Nacala, durante dois dias. (Nelsa Momade)

Hot this week

Nampula: Secretário de Estado apela ao reforço da promoção da saúde entre os jovens

Nampula (IKWELI) – O secretário de Estado na província...

RENAMO expulsa António Muchanga por 13 votos contra dois

Maputo (IKWELI) – O Conselho Nacional da Resistência Nacional...

Namialo prepara-se para ter sistema de abastecimento de água para 80 mil pessoas

Nampula (IKWELI) – Cerca de 80 mil pessoas da...

Ministro defende exploração sustentável dos recursos minerais em Moçambique

Nampula (IKWELI) – O ministro dos Recursos Minerais e...

UniRovuma leva aconselhamento psicológico às comunidades de Nampula

Nampula (IKWELI) – A Faculdade de Educação e Psicologia...

Topics

RENAMO expulsa António Muchanga por 13 votos contra dois

Maputo (IKWELI) – O Conselho Nacional da Resistência Nacional...

Ministro defende exploração sustentável dos recursos minerais em Moçambique

Nampula (IKWELI) – O ministro dos Recursos Minerais e...

UniRovuma leva aconselhamento psicológico às comunidades de Nampula

Nampula (IKWELI) – A Faculdade de Educação e Psicologia...

Edilidade de Nampula reporta dois casos de desvio de fundos do FDEL

Nampula (IKWELI) – O Conselho Municipal da Cidade de...

Mecubúri atribui terrenos a 43 famílias retiradas de zonas de risco

Nampula (IKWELI) – O Governo do distrito de Mecubúri,...