Nacala (IKWELI) – O administrador do distrito de Nacala, Morchido Momade, acusa os gestores da empresa Águas da Região Norte (AdRN), área de atendimento ao cliente local, de estar a promover uma suposta sabotagem na rede de fornecimento de água aos moradores locais.
Nacala já conta com casos de cólera, registando actualmente perto de 500 doentes, e Momade afirma que os gestores da AdRN no lugar de fornecerem água as populações priorizam entidades privadas e que mais pagam relativamente ao cidadão comum.
“Em Nacala há um negócio de venda de água, as pessoas usam camiões para o efeito, não temos casos concretos e estamos a investigar para averiguar e responsabilizar as pessoas visadas,” sublinhou o governante.
Por outro lado, Morchido Momade mostra-se preocupado com a incidência de casos de cólera que continuam a dar entrada nas unidades hospitalares. “Montamos um centro de tratamento de cólera para responder ao problema de saúde pública, daí que com a falta de água, precisamos mudar a postura que põe em causa a vida da população.”
O dirigente reconhece que a falta de água no distrito de Nacala é uma realidade antiga e de maior preocupação das autoridades. “Constatamos que a barragem tem água actualmente em quantidade suficiente, mas sucede que há zonas que ficam muito tempo sem o precioso líquido. Como governo estamos a trabalhar em coordenação com vista a pôr fim ao problema.” (Nelsa Momade)





