UniRovuma conclui exames de admissão sem registo de sobressaltos

0
71

Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) concluiu, esta sexta-feira (16), o processo de realização dos exames de admissão sem registo de incidentes que comprometessem a transparência e a credibilidade das provas.

Segundo o Professor Doutor Adelino Inácio Assane, coordenador dos exames de admissão da UniRovuma, todo o processo decorreu de forma ordeira desde o primeiro dia, 13 do corrente mês, até ao último, sem qualquer situação que colocasse em causa a lisura do certame. O responsável sublinhou que não foram registadas tentativas de fraude, uso de dispositivos não permitidos por parte dos candidatos, nem incumprimento de deveres por parte dos assistentes em nenhum dos centros de aplicação.

De acordo com Adelino Assane, os exames obedeceram rigorosamente ao cronograma previamente estabelecido, com início simultâneo em todos os centros às 08h00. No primeiro dia, foram aplicadas as provas de Aptidão Física, Aptidão em Desenho e Fundamentos de Filosofia, seguidas de Geografia, às 10h30, e Química, às 14h00. Apesar de alguns atrasos pontuais de candidatos e dificuldades iniciais na localização de salas, a organização considera que essas situações não afectaram o normal funcionamento do processo.

“Felizmente, não tivemos incidentes nos centros de aplicação que pudessem comprometer o processo, como tentativas de fraude, uso de dispositivos não permitidos por candidatos ou incumprimento de responsabilidades por parte dos assistentes”, assegurou o coordenador.

No último dia, foram realizadas as duas provas finais: Português I, às 08h00, e Português II, às 10h30, marcando o encerramento oficial do ciclo de exames.

Com a conclusão das provas, segue-se agora a fase de correcção, estando prevista a divulgação dos resultados nos próximos 15 dias. A instituição apela à serenidade dos candidatos durante o período de espera.

“Esperamos que os candidatos aguardem os resultados com tranquilidade. Aqueles que obtiverem boas notas e se enquadrarem no número de vagas disponíveis poderão ingressar ainda neste ano lectivo, numa formação que contribuirá para o seu futuro profissional”, acrescentou.

Refira-se que, este ano, os exames de admissão à Universidade Rovuma envolveram 9.056 candidatos, que disputaram mais de 4.300 vagas nas diferentes unidades orgânicas da instituição, localizadas nas províncias de Nampula, Cabo Delgado e Niassa. (Redação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui