UniRovuma inicia exames de admissão com mais de 9 mil candidatos

0
107

Nampula (IKWELI) – Arrancaram, nesta terça-feira (13), os exames de admissão à Universidade Rovuma (UniRovuma), envolvendo 9.056 candidatos que disputam mais de 4.300 vagas disponibilizadas para o ano académico de 2026, nas diferentes unidades orgânicas da instituição, localizadas nas províncias de Nampula, Cabo Delgado e Niassa.

De acordo com o calendário oficial, no primeiro dia, 13 de Janeiro, foram realizadas as provas de Aptidão Física, Aptidão em Desenho e Fundamentos de Filosofia.

Ja amanhã, 14 de Janeiro, quarta-feira, os candidatos enfrentam os exames de Inglês às 08h00 e Matemática às 10h30. Já no dia 15 de Janeiro, quinta-feira, estão previstas as provas de Francês e Física às 08h00, Biologia às 10h30 e História às 14h00. O processo encerra no dia 16 de Janeiro, sexta-feira, com os exames de Português I às 08h00 e Português II às 10h30.

Segundo o Professor Doutor Adelino Inácio Assane, coordenador dos exames de admissão da Universidade Rovuma, todo o processo decorre em seis centros de realização, instalados nas cidades de Nampula, Pemba, Montepuez e Lichinga, estando criadas todas as condições para garantir a normalidade e a transparência dos exames.

“Das mais de 4.300 vagas disponibilizadas, foram inscritos 9.056 candidatos, o que representa uma média de dois candidatos por vaga, revelando a elevada procura pelos nossos cursos”, explicou Adelino Inácio Assane.

Para assegurar o normal decurso das provas, a UniRovuma mobilizou 509 júris, apoiados por 624 docentes, para além de uma logística que incluiu a reprodução dos exames e a deslocação de supervisores gerais para todos os centros.

A fonte sublinhou ainda que a universidade mantém uma política de tolerância zero à fraude e à corrupção, garantindo que foram criadas todas as condições para impedir práticas ilícitas durante o processo, e apelou ao cumprimento rigoroso das regras por parte dos candidatos.

“Como instituição, trabalhamos com fraude zero e corrupção zero. Estão criadas todas as condições para que não haja irregularidades. Orientamos os candidatos a entrarem na sala apenas com os instrumentos permitidos, como caneta, lápis e borracha. Fora disso, não será permitida a entrada”, afirmou.

A UniRovuma reforça, por fim, o apelo à pontualidade e à obrigatoriedade da apresentação de documento de identificação com fotografia, lembrando que vinte minutos após o início da prova nenhum candidato poderá entrar na sala. (Redação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui