Perto de 5 mil alunos de Eráti e Memba serão submetidos a exames especiais

0
311

Nampula (IKWELI) – A direcção provincial da Educação de Nampula espera submeter 4.928 (quatro mil, novecentos e vinte e oito) alunos, dos distritos de Memba e Eráti, aos exames especiais, por estes não terem realizado durante o período normal por conta de deslocamentos internos em consequência de ataques terroristas.

William Tunzine, director do sector, disse em colectiva de imprensa nesta quinta-feira (8), que os exames especiais vão decorrer no dia 19 do corrente mês em 107 centros de exames, dos quais 95 em Memba e 12 em Eráti, devendo abranger alunos da 6ª, 9ª e 10ª classes.

De acordo com dirigente, em Memba os centros de exames serão montados em Mazua, Chipene e Lúrio, enquanto que em Eráti estarão em funcionamento em Nagolo e Alua.

“No total, temos de avaliar cerca de 4.928 alunos, mas conseguimos localizar fisicamente 2.907 crianças. Já estamos a preparar essas crianças e houve necessidade de criar fichas de apoio, em coordenação com os nossos parceiros. Algumas organizações estão igualmente a prestar apoio psicossocial. Contaremos com 120 professores vigilantes,” garantiu a fonte.

Contudo, a fonte mostrou-se preocupada com a entrada massiva de pessoas deslocadas no distrito de Nacarôa, assegurando que, devido ao receio manifestado pelas famílias, está a ser equacionada a criação de mais um centro de exames especiais, com o objectivo de permitir que os alunos acolhidos tenham acesso às provas. (Virgínia Emília)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui