Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, disse, na manhã desta sexta-feira (28), que não quer sinistros durante a quadra festiva que se avizinha, por isso apela a prudência e responsabilidade nas estradas.
Abdula falava durante a abertura da primeira reunião provincial do sector dos transportes, que decorre sob o lema “Transportes e logística: Motor do desenvolvimento de Nampula,” ocasião onde explicou que apesar da redução de acidentes de viação, as mortes multiplicaram.
“Apesar de termos reduzido casos de acidentes na via pública, as mortes multiplicaram, de 29 a 38 casos. Os feridos graves passaram de 38 a 94 e os danos materiais aumentaram. Os sinistros continuam a destruir famílias,” disse o governador.
A poucos dias da quadra festiva, período caracterizado por vários excessos que levam a acidentes de viação, o governador apela o reforço a “prevenção, repeito pelos limites de velocidade, manutenção dos veículos, degradação de estradas que decorre da ausência de manutenção periódica, uso de material de qualidade ou insuficiência. Não estamos a reabilitar as estradas desde os ciclones.”
O político explicou ainda que, até o momento, a província conta com 8 mil transportes semicoletivos de passageiros. “A província de Nampula, movimenta pouco mais de oito mil veículos de passageiros e acima de 7 mil e quinhentos de carga. Diariamente, passam pessoas e marcadorias.”
Para o governador, a reunião provincial do sector dos transportes visa fortalecer e aprofundar o diálogo institucional entre o Conselho Executivo provincial (CEP) e os diferentes intervenientes no sector de transporte e logística, bem como recolher contributos para a formulação e implementação de políticas públicas eficazes. (Virgínia Emília)






