Nampula (IKWELI) – Pela primeira vez, o conselho municipal da cidade de Nampula fez o lançamento oficial da campanha de oferta gratuita de próteses de membros superiores e inferiores, destinadas a pessoas com dificuldades de locomoção.
Luís Giquira, autarca do maior centro urbano do norte de Moçambique, disse, na última sexta-feira (21), que a entrega das próteses deverá acontecer numa campanha também da sua aplicação, actividade que contará com a participação de 9 médicos ortopedistas provenientes da Índia, os quais vão actuar em coordenação com 15 especialistas locais.
“A campanha não se paga nada, caso sejam cobrados, devem denunciar, e é importante que todos os munícipes da cidade de Nampula, possam estar bem de saúde,” apelou o autarca sobre a necessidade de vigilância à comportamentos ilícitos.
E o médico chefe provincial, Geraldino Avalinho, enalteceu a iniciativa da edilidade, acreditando que a mesma “vai beneficiar aos utentes que dão entrada nos nossos centros de saúde com alguma deficiência, em consequência de acidentes de viação.”
A iniciativa prevê arrancar nesta segunda-feira (24), e está orçada na ordem dos 100 mil dólares. (Virgínia Emília)





