Aos olhos do Tribunal de Nampula: Integridade física de Vanda Sicandar vale apenas 100 meticais ao dia por um ano

0
304

Nampula (IKWELI) – Há três anos que a senhora Vanda Sicandar vem clamando justiça pelas sucessivas violências física e doméstica que sofrera no seu então lar, actos que concorreram na deformação do seu corpo e alma.

Na altura dos factos, casada com Valeriano Sebastião José Muanheue, Vanda viu-se muitas vezes espancadas, abandonada na rua e depois expulsa de casa.

A vítima denunciou o caso as autoridades competentes, mas o interesse em dirimir o caso foi sempre relegado, tanto é que os primeiros passos começaram a dar quando a OPHENTA, uma organização de defesa dos direitos da mulher e rapariga, começou a assisti-la.

Nesta quinta-feira (6) foi lida a sentença do caso, pelo Tribunal Judicial da cidade de Nampula, e Valério Muanheue foi apenas condenado a uma pena de um ano de prisão convertida em multa diária de 100,00Mt e para a vítima foi fixada uma indemnização na ordem dos 50.000,00Mt (cinquenta mil meticais).

“Apesar de considerar o julgamento um alívio depois de longa espera, já estávamos à espera dessa manobra toda, passaram-se três anos para hoje dizerem que foi uma violência simples, enquanto foi uma violência grave,” comentou Vanda, lamentando que a justiça não tenha sido feita.

Exausta, a vítima disse que não vai recorrer da sentença, pois o seu desafio é curar-se da violência e seguir em frente.

Quem, também, ficou insatisfeita com a pena é a directora executiva da OPHENTA, Olga Loforte, cuja organização deu o máximo para que a vítima tivesse um reparo digno.

“Celebramos o facto de o caso ter chegado ao fim, mas não concordamos com a forma como foi classificado e apesar de o tribunal ter condenado o réu, tratou o caso como violência física simples, quando, a nosso ver, foi uma violência física grave,” disse Loforte.

Alias, a defesa proporcionada pela OPHENTA está a valer uma “perseguição” na sua líder, Olga Loforte, que está sendo acusado de procuradoria ilícita. (Nelsa Momade)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui