Alto Molócuè (IKWELI) – A diocese de Alto Molócuè, na vizinha província da Zambézia, ordenou, neste sábado (1), o seu primeiro grupo de 5 padres desde a elevação daquela circunscrição pastoral à categoria.
Todos os diáconos ordenados são da congregação do Sagrado Coração de Jesus, tendo sido realizada a cerimónia na paroquia da Nossa Senhora Rainha da Paz.
Trata-se dos diáconos Florêncio Vicente, Tiago Mendes, Lourenço Mirabela, Saio Marques e Nélio Rapoio, provenientes de diversas províncias do país. O momento marcou mais uma etapa significativa na missão evangelizadora da Igreja Católica em Moçambique.
A celebração foi presidida pelo Arcebispo Emérito de Nampula, Dom Tomé Makueliha, enquanto a homilia foi proferida por Dom Inácio Muita, que exortou aos novos sacerdotes a serem sinais de esperança e conforto para o povo de Deus, sobretudo diante dos desafios que o país enfrenta.
Dom Inácio Muita apelou aos recém-ordenados para que se mantenham próximos do seu bispo, dos outros padres e do povo, cultivando uma verdadeira proximidade sacerdotal. “O padre deve ser um homem de comunhão. Evitem murmúrios e comportamentos que geram divisionismo. Na vossa missão, sede fonte de ânimo e consolação. Quando alguém vos procurar com um problema, tende compaixão e sede canais de perdão entre os irmãos”, afirmou.
No encerramento, Dom Tomé Makueliha encorajou aos novos padres a permanecerem firmes na fé, pedindo a Deus que abençoe a sua caminhada e os torne instrumentos de união e de paz nas comunidades onde forem servir. (Malito João, em Alto Molócuè)






